A proposta educacional de Gramsci e o Ensino Médio Integrado na perspectiva dos servidores-pesquisadores: conflitos e aproximações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15947

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Institutos Federais, Escola Unitária, Gramsci

Resumo

O ensino médio integrado é palco das mais variadas perspectivas: desde uma visão transformadora até uma proposta produtivista. Por meio desta pesquisa, compreendeu-se como os servidores dos institutos federais que estudam o ensino médio integrado incorporaram a proposta de escola unitária desenvolvida por Gramsci. Tem-se como fonte de pesquisa teses e dissertações produzidas nos anos entre a criação desses institutos federais e a aprovação da contrarreforma do ensino médio pelo governo Temer (2008-2017). Evidencia-se que a concepção educacional de Gramsci foi traduzida das mais diferentes formas: tanto na construção de uma proposta revolucionária quanto em uma perspectiva pró-mercado (responsável por dificultar a construção de um ensino médio transformador).

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Biografia do Autor

Alcione De Souza Junior, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Professor de História do IFTM-Campus Patrocínio

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Publicado

20/11/2024

Como Citar

AMORIM, Gilberto José de; JUNIOR, Alcione de Souza. A proposta educacional de Gramsci e o Ensino Médio Integrado na perspectiva dos servidores-pesquisadores: conflitos e aproximações. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 3, n. 24, p. e15947, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15947. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15947. Acesso em: 23 jan. 2025.

Edição

Seção

Volume Especial - 2024

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