Ensino Médio Integrado

representações sociais construídas por professores de Física do IFPE - campus Pesqueira

Autores

  • Paulo César Bispo Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
  • Andreza Maria Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) http://orcid.org/0000-0003-0254-731X

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.13810

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, Representações sociais, Professores de Física.

Resumo

O Ensino Médio integrado busca uma formação integral. Nosso objetivo é analisar as representações sociais do Ensino Médio Integrado construídas por professores de Física do IFPE - campus Pesqueira. O referencial é a Teoria das Representações Sociais. A pesquisa é qualitativa. Participaram quatro professores. Para a coleta, realizada remotamente devido à Covid-19, utilizamos a entrevista semiestruturada.  Para a análise, a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática.  Parte dos professores representa, como finalidade do Ensino Médio Integrado, a formação integral do estudante. No entanto, há construções representacionais que se distanciam dos princípios basilares desse ensino, como a representação de que a sua função é preparar para o mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Paulo César Bispo Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) - campus Pesqueira. Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - campus Pesqueira. Foi estudante pesquisador voluntário do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Observatório Nacional (PICT/ON), na área de Astrofísica do Sistema Solar. Foi bolsista por três anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/IFPE/CNPq). Foi bolsista da CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/IFPE), e no Programa Residência Pedagógica do IFPE. Também foi monitor voluntário de Física I no curso de Licenciatura em Física do IFPE - campus Pesqueira. Atualmente, é mestrando em Física Aplicada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Andreza Maria Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional (ProfEPT) no campus Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, relação família-escola, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais" (IFPE/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa "Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica" (IFPE/CNPq).

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Publicado

14/08/2023

Como Citar

SILVA, Paulo César Bispo; LIMA, Andreza Maria. Ensino Médio Integrado: representações sociais construídas por professores de Física do IFPE - campus Pesqueira. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, p. e13810, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.13810. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/13810. Acesso em: 25 dez. 2024.

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