Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6269

Palavras-chave:

Ensino, editorial, Holos, divulgação científica, educação

Resumo

Esta edição apresenta dezessete artigos, um deles na forma de resenha, os quais abordam como tema central o ensino médio, que é um dos alicerces para a construção de uma sociedade educada.

 O artigo inaugural apresenta uma discussão sobre o Plano Nacional de Educação, tomando como foco sua expansão.

O segundo artigo mostra o processo de acesso ao ensino superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte através do ENEM/SISU.

O artigo seguinte aborda a formação do professor de sociologia, tendo em vista as questões teóricas e a prática docente.

O quarto artigo traz uma discussão sobre o estágio curricular na formação docente, a partir do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERN.

O artigo seguinte propõe uma discussão sobre o federalismo, a descentralização e a municipalização, com ênfase nas políticas públicas de gestão educacional. Procura identificar mudanças geradas no processo de gestão da educação quando da municipalização, bem como refletir sobre esta nova organização.

A sexta colaboração busca o entendimento das relações das brincadeiras tradicionais com àquelas que utilizam aparatos tecnológicos no contexto sociocultural com o objetivo de identificar os fatores que influenciam o brincar infantil.

O sétimo artigo discute a política pública do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA) com a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo verificar se este favorece a inclusão socioeducacional do público no contexto do trabalho.

O artigo seguinte apresenta estratégias de utilização de plataforma digital para engajar e dinamizar o processo de ensino, com o uso de gamificação.

A nona contribuição realiza uma análise da modalidade EJA, enquanto direito humano e enquanto conquista no processo do que é ser jovem adulto.   

O décimo artigo analisa a reforma do ensino médio focada no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma, implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Em seguida, é apresentado um artigo que traz uma análise do processo de implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico (PROTEC).

 A décima segunda contribuição busca compreender o processo de implementação de Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

O décimo terceiro artigo apresenta um relato de experiência de projeto desenvolvido na disciplina de Geografia, Campus João Câmara, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

O artigo seguinte aborda o livro didático de História no contexto da transposição didática do saber escolar.

A trajetória da institucionalização do ensino médio e da Educação Profissional no Brasil e as interações socioculturais e econômicas é analisado no décimo quinto artigo.

Utilizar a literatura de cordel  como instrumento para a educação de jovens do campo, sendo este espaço para disponibilizar conteúdos para a aprendizagem e discussões é o objeto do décimo sexto artigo.

Este é seguido pelo artigo que aborda do protagonismo infantil no ensino e suas políticas para o ensino médio.  A última colaboração é apresentada na forma de uma resenha do livro Divulgação Científica: Olhares, que é um dos títulos da Coleção Divulgação Cientifica, publicada pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NJR/ECA/USP).

Por fim, a temática aqui tratada contribui para entendimentos de trajetórias, experiências, proposições de políticas e relatos de ações. Estas, devem ser elementos para fomentar o debate, em momento de alterações de políticas neste campo.

O ensino é um investimento nobre para a construção de uma sociedade educada e plural, pronta para auxiliar na edificação de um país sustentável, moderno cientificamente e de caráter democrático.

Há esperança em nosso país!

Convido-os a navegarem naqueles artigos do vosso interesse e, se quando possível compartilhe-os com vossas redes.

 

Natal,  06 de setembro de 2017.

 

José Yvan Pereira Leite

Francisco das Chagas Silva Souza

Jean Mac Cole Tavares Santos

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Biografia do Autor

José Yvan Pereira Leite, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Tecnologia Mineral

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor/Dr.,  Programa de Pós-Graduação em Ensino - IFRN

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Mossoro, RN, Brazil


PROFESSOR ADJUNTO IV (FACULDADE DE EDUCAÇÃO), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Mossoro, RN, Brazil

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Publicado

06/09/2017

Como Citar

Leite, J. Y. P., Souza, F. das C. S., & Santos, J. M. C. T. (2017). Editorial. HOLOS, 3, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6269

Edição

Seção

EDITORIAL

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