ATUAÇÃO DE PROFESSORES NÃO ALINHADOS ÀS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO
POLÍTICA DO DESGOSTO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2025.19164Palavras-chave:
Políticas educacionais, Ressignificação, Ciclo de políticas, Atuação docenteResumo
Objetivamos, neste artigo, entender as implicações da atuação dos docentes não alinhados para o desenvolvimento das reformas educacionais, bem como para o que poderia ser considerado sucesso das políticas educacionais. A entrevista foi o principal instrumento para estabelecer nossa análise, buscando as motivações (ou não motivação) dos docentes diante das atividades. De cada escola, entrevistamos de forma mais sistemática dois docentes, totalizando 04 (quatro) depoimentos. Tivemos, ainda, informações em conversas informais com docentes, gestores e funcionários que contribuíram com nossa análise. As entrevistas mostraram que, apesar das críticas, os docentes não alinhados atuam para colocar a política em prática, seja fazendo ‘concessões’, seja denunciando os interesses das instituições privadas e da falta de estrutura da escola como parte da conscientização e da formação crítica do aluno.
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