ATUAÇÃO DE PROFESSORES NÃO ALINHADOS ÀS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO

POLÍTICA DO DESGOSTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2025.19164

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Ressignificação, Ciclo de políticas, Atuação docente

Resumo

Objetivamos, neste artigo, entender as implicações da atuação dos docentes não alinhados para o desenvolvimento das reformas educacionais, bem como para o que poderia ser considerado sucesso das políticas educacionais. A entrevista foi o principal instrumento para estabelecer nossa análise, buscando as motivações (ou não motivação) dos docentes diante das atividades. De cada escola, entrevistamos de forma mais sistemática dois docentes, totalizando 04 (quatro) depoimentos. Tivemos, ainda, informações em conversas informais com docentes, gestores e funcionários que contribuíram com nossa análise. As entrevistas mostraram que, apesar das críticas, os docentes não alinhados atuam para colocar a política em prática, seja fazendo ‘concessões’, seja denunciando os interesses das instituições privadas e da falta de estrutura da escola como parte da conscientização e da formação crítica do aluno.

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Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, com estágio pós-doutoral pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Professor permanente do PosEnsino/UERN. Coordenador do DINTER em Educação UEM/UERN.

Maria Kélia da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Russas/Ce. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Contexto e Educação (UERN/CNPq). Editora de seção da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI).

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Publicado

16/11/2025

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Silva, M. K. da. (2025). ATUAÇÃO DE PROFESSORES NÃO ALINHADOS ÀS POLÍTICAS PARA O ENSINO MÉDIO: POLÍTICA DO DESGOSTO. HOLOS, 2(41). https://doi.org/10.15628/holos.2025.19164

Edição

Seção

PROFESSORES PARA QUÊ, PARA QUEM E COM QUEM? PROVOCAÇÕES PARA A FORMAÇÃO E A PRÁXIS

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