DIÁLOGO COM A CULTURA SURDA E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1564Resumo
Este artigo analisa a inclusão no ensino superior de alunos com surdez através do acompanhamento do acesso e do desempenho escolar de três alunos do curso de Pedagogia da UERN. Tomamos como premissa teórica o campo da educação popular, em sua prática dialógica, na qual percebe a educação como direitos de todos e só realizável numa educação que possibilite a construção de saberes significativos aos aprendentes. No caminho, historiamos a forma de acesso à universidade, fizemos a leitura crítica do edital do processo seletivo e buscamos entender o cotidiano escolar dos alunos surdos e as adaptações do curso para atender suas especificidades. Essas análises foram baseadas na aplicação de questionários estruturados, aberto e fechado. Consideramos a necessidade de continuarmos construindo espaços de inclusão, de dialogicidade, seguido cotidianamente, não aceitando o acesso como referência única e percebendo que ainda estamos longe de atingirmos o ''fazer parte'' cidadão, como defendeu Paulo Freire.Downloads
Referências
BATISTA, Maria do Socorro Xavier. A contribuição do pensamento de Freire para a educação popular em movimentos sociais. V Colóquio Internacional Paulo Freire. Recife, 2005.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
CRUZ, José Ildon; DIAS, Tárcia Regina. Trajetória escolar do surdo no ensino superior: condições e possibilidades. Rev. Brás. Ed. Especial. Marília, jan./abril, 2009, p. 65-80. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=S1413-65382009000100006. Acessado em 14 de julho de 2010.
FERREIRA, Maria Cecília Carareto. Os movimentos possíveis e necessários para que uma escola faça a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; VICTOR, S. L. (orgs.). Pesquisa e Educação Especial: mapeando produções. Vitória: Edufes, 2006, p. 139-154.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2006.
INTEGRAÇÃO escolar do aluno surdo. Documento, INES/MEC. Disponível em www.ines.gov.br Acessado em 12 de julho de 2010.
RAMOS, Rossana. Passos para a inclusão. São Paulo: Cortez, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1991.
SKLIAR, Carlos. A Surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 1997.