DIÁLOGO COM A CULTURA SURDA E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN
  • Syham Kafka Vitorino de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1564

Resumo

Este artigo analisa a inclusão no ensino superior de alunos com surdez através do acompanhamento do acesso e do desempenho escolar de três alunos do curso de Pedagogia da UERN. Tomamos como premissa teórica o campo da educação popular, em sua prática dialógica, na qual percebe a educação como direitos de todos e só realizável numa educação que possibilite a construção de saberes significativos aos aprendentes. No caminho, historiamos a forma de acesso à universidade, fizemos a leitura crítica do edital do processo seletivo e buscamos entender o cotidiano escolar dos alunos surdos e as adaptações do curso para atender suas especificidades. Essas análises foram baseadas na aplicação de questionários estruturados, aberto e fechado. Consideramos a necessidade de continuarmos construindo espaços de inclusão, de dialogicidade, seguido cotidianamente, não aceitando o acesso como referência única e percebendo que ainda estamos longe de atingirmos o ''fazer parte'' cidadão, como defendeu Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DOUTOR EM EDUCAÇÃO. PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UERN - POSEDUC

Syham Kafka Vitorino de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora da Rede de Educação Básica. Especialista em Educação - UERN. Pedagoga.

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Publicado

27/09/2014

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Oliveira, S. K. V. de. (2014). DIÁLOGO COM A CULTURA SURDA E A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: AVALIAÇÃO E PROPOSIÇÃO. HOLOS, 5, 131–143. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1564

Edição

Seção

ARTIGOS

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