Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.6269

Palavras-chave:

Ensino, editorial, Holos, divulgação científica, educação

Resumo

Esta edição apresenta dezessete artigos, um deles na forma de resenha, os quais abordam como tema central o ensino médio, que é um dos alicerces para a construção de uma sociedade educada.

 O artigo inaugural apresenta uma discussão sobre o Plano Nacional de Educação, tomando como foco sua expansão.

O segundo artigo mostra o processo de acesso ao ensino superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte através do ENEM/SISU.

O artigo seguinte aborda a formação do professor de sociologia, tendo em vista as questões teóricas e a prática docente.

O quarto artigo traz uma discussão sobre o estágio curricular na formação docente, a partir do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERN.

O artigo seguinte propõe uma discussão sobre o federalismo, a descentralização e a municipalização, com ênfase nas políticas públicas de gestão educacional. Procura identificar mudanças geradas no processo de gestão da educação quando da municipalização, bem como refletir sobre esta nova organização.

A sexta colaboração busca o entendimento das relações das brincadeiras tradicionais com àquelas que utilizam aparatos tecnológicos no contexto sociocultural com o objetivo de identificar os fatores que influenciam o brincar infantil.

O sétimo artigo discute a política pública do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA) com a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo verificar se este favorece a inclusão socioeducacional do público no contexto do trabalho.

O artigo seguinte apresenta estratégias de utilização de plataforma digital para engajar e dinamizar o processo de ensino, com o uso de gamificação.

A nona contribuição realiza uma análise da modalidade EJA, enquanto direito humano e enquanto conquista no processo do que é ser jovem adulto.   

O décimo artigo analisa a reforma do ensino médio focada no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma, implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Em seguida, é apresentado um artigo que traz uma análise do processo de implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico (PROTEC).

 A décima segunda contribuição busca compreender o processo de implementação de Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

O décimo terceiro artigo apresenta um relato de experiência de projeto desenvolvido na disciplina de Geografia, Campus João Câmara, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

O artigo seguinte aborda o livro didático de História no contexto da transposição didática do saber escolar.

A trajetória da institucionalização do ensino médio e da Educação Profissional no Brasil e as interações socioculturais e econômicas é analisado no décimo quinto artigo.

Utilizar a literatura de cordel  como instrumento para a educação de jovens do campo, sendo este espaço para disponibilizar conteúdos para a aprendizagem e discussões é o objeto do décimo sexto artigo.

Este é seguido pelo artigo que aborda do protagonismo infantil no ensino e suas políticas para o ensino médio.  A última colaboração é apresentada na forma de uma resenha do livro Divulgação Científica: Olhares, que é um dos títulos da Coleção Divulgação Cientifica, publicada pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NJR/ECA/USP).

Por fim, a temática aqui tratada contribui para entendimentos de trajetórias, experiências, proposições de políticas e relatos de ações. Estas, devem ser elementos para fomentar o debate, em momento de alterações de políticas neste campo.

O ensino é um investimento nobre para a construção de uma sociedade educada e plural, pronta para auxiliar na edificação de um país sustentável, moderno cientificamente e de caráter democrático.

Há esperança em nosso país!

Convido-os a navegarem naqueles artigos do vosso interesse e, se quando possível compartilhe-os com vossas redes.

 

Natal,  06 de setembro de 2017.

 

José Yvan Pereira Leite

Francisco das Chagas Silva Souza

Jean Mac Cole Tavares Santos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Yvan Pereira Leite, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Tecnologia Mineral

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor/Dr.,  Programa de Pós-Graduação em Ensino - IFRN

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Mossoro, RN, Brazil


PROFESSOR ADJUNTO IV (FACULDADE DE EDUCAÇÃO), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Mossoro, RN, Brazil

Downloads

Publicado

06/09/2017

Como Citar

Leite, J. Y. P., Souza, F. das C. S., & Santos, J. M. C. T. (2017). Editorial. HOLOS, 3, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2017.6269

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.