Editorial
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.6269Palavras-chave:
Ensino, editorial, Holos, divulgação científica, educaçãoResumo
Esta edição apresenta dezessete artigos, um deles na forma de resenha, os quais abordam como tema central o ensino médio, que é um dos alicerces para a construção de uma sociedade educada.
O artigo inaugural apresenta uma discussão sobre o Plano Nacional de Educação, tomando como foco sua expansão.
O segundo artigo mostra o processo de acesso ao ensino superior na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte através do ENEM/SISU.
O artigo seguinte aborda a formação do professor de sociologia, tendo em vista as questões teóricas e a prática docente.
O quarto artigo traz uma discussão sobre o estágio curricular na formação docente, a partir do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UERN.
O artigo seguinte propõe uma discussão sobre o federalismo, a descentralização e a municipalização, com ênfase nas políticas públicas de gestão educacional. Procura identificar mudanças geradas no processo de gestão da educação quando da municipalização, bem como refletir sobre esta nova organização.
A sexta colaboração busca o entendimento das relações das brincadeiras tradicionais com àquelas que utilizam aparatos tecnológicos no contexto sociocultural com o objetivo de identificar os fatores que influenciam o brincar infantil.
O sétimo artigo discute a política pública do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional (PROEJA) com a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como objetivo verificar se este favorece a inclusão socioeducacional do público no contexto do trabalho.
O artigo seguinte apresenta estratégias de utilização de plataforma digital para engajar e dinamizar o processo de ensino, com o uso de gamificação.
A nona contribuição realiza uma análise da modalidade EJA, enquanto direito humano e enquanto conquista no processo do que é ser jovem adulto.
O décimo artigo analisa a reforma do ensino médio focada no desenvolvimento do Projeto Professor Diretor de Turma, implantado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará.
Em seguida, é apresentado um artigo que traz uma análise do processo de implantação do Programa de Expansão e Melhoria do Ensino Técnico (PROTEC).
A décima segunda contribuição busca compreender o processo de implementação de Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio pela Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.
O décimo terceiro artigo apresenta um relato de experiência de projeto desenvolvido na disciplina de Geografia, Campus João Câmara, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
O artigo seguinte aborda o livro didático de História no contexto da transposição didática do saber escolar.
A trajetória da institucionalização do ensino médio e da Educação Profissional no Brasil e as interações socioculturais e econômicas é analisado no décimo quinto artigo.
Utilizar a literatura de cordel como instrumento para a educação de jovens do campo, sendo este espaço para disponibilizar conteúdos para a aprendizagem e discussões é o objeto do décimo sexto artigo.
Este é seguido pelo artigo que aborda do protagonismo infantil no ensino e suas políticas para o ensino médio. A última colaboração é apresentada na forma de uma resenha do livro Divulgação Científica: Olhares, que é um dos títulos da Coleção Divulgação Cientifica, publicada pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NJR/ECA/USP).
Por fim, a temática aqui tratada contribui para entendimentos de trajetórias, experiências, proposições de políticas e relatos de ações. Estas, devem ser elementos para fomentar o debate, em momento de alterações de políticas neste campo.
O ensino é um investimento nobre para a construção de uma sociedade educada e plural, pronta para auxiliar na edificação de um país sustentável, moderno cientificamente e de caráter democrático.
Há esperança em nosso país!
Convido-os a navegarem naqueles artigos do vosso interesse e, se quando possível compartilhe-os com vossas redes.
Natal, 06 de setembro de 2017.
José Yvan Pereira Leite
Francisco das Chagas Silva Souza
Jean Mac Cole Tavares Santos