O USO DO STOP-MOTION COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DO EMI
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2017.5774Palavras-chave:
Stop-motion, Prática pedagógica, Ensino de Geografia, Ensino Médio Integrado.Resumo
O presente trabalho se configura como um relato de experiência de um projeto de ensino desenvolvido na disciplina de Geografia, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus João Câmara, com quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), dos cursos técnicos de Informática, Eletrotécnica e Administração, no segundo semestre do ano letivo de 2015. O referido projeto foi motivado pela necessidade de fomentar reflexões, dinamizando o ensino da geografia e tinha como objetivo favorecer o processo de autogestão da aprendizagem por parte dos estudantes. Para tanto, fez-se uso da técnica de animação stop-motion como ferramenta pedagógica de autogestão da aprendizagem. A fim de alcançarmos o objetivo central, buscamos integrar nesse projeto atividades de ensino, pesquisa e extensão. O trabalho resultou na produção de 22 animações. Ao final, percebemos que essa técnica de animação empregada no ensino de geografia como ferramenta pedagógica é capaz de suscitar a reflexão dos sujeitos sobre conteúdos explorados e estimular sua criatividade, pois requer estudo, planejamento e ação para que a animação seja construídaDownloads
Referências
Antunes, C. (2001). Como transformar informações em conhecimento (4. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes, Fascículo 2.
Barbosa Júnior, A. L. (2011). A arte da animação: técnica e estética através da história (3. ed.). São Paulo: Senac São Paulo.
Belloni, M. L. (2005). O que é mídia-educação (2. ed.) Campinas, SP: Autores Associados. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 78).
Ciavatta, M. (2005). A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Revista Trabalho Necessário. Rio de Janeiro, ano 3 (nº 3), pp.1-20. Recuperado em 20 janeiro, 2016, de http://www.uff.br/trabalhonecessario/images/TN_03/TN3_CIAVATTA.pdf
Lorenzi, G. C. C. & Pádua, T. R. W. (2012). Blog nos anos iniciais do fundamental I. In R. Rojo & E. Moura. (Org.) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial.
Purves, B. (2011). Stop-motion. Porto Alegre: Bookman. (Animação Básica 2).
Rojo, R. (2009). Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial.
Rojo, R. & Moura, E. (2012). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial.
Santos, M. & Silveira, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: BestBolso.