POLÍTICAS PÚBLICAS URBANAS DE TRANSPORTES: UMA ANÁLISE DO PROJETO ROTA VIÁRIA NA AVENIDA BERNARDO VIEIRA EM NATAL-RN
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.1696Resumo
O objetivo, deste trabalho, se constituiu em analisar a organização socioespacial desta avenida após sua transformação no ano de 2007-2009 via políticas públicas urbanas de transportes, levando em consideração a grande desorganização do fluxo de veículos nesta. Aplicamos formulários com quatro atores diretamente envolvidos nessa questão: os motoristas de ônibus, os transeuntes da avenida, os comerciantes e os motoristas de carros particulares bem como consultamos também órgãos municipais (SEMURB e STTU). Concluímos que tais transformações, a maneira como foram executadas não agradou nem tampouco solucionou os graves problemas socioespaciais ali existentes tais como: roubos, poluição sonora, falta de estacionamento, perda de consumidores, congestionamentos entre outros.Downloads
Referências
LIMA, Pedro. Saneamento e modernização em Natal: Januário Cicco, 1920. Natal: Sebo Vermelho, 2003.
MELLO, Erick de Santana. Mobilidade Urbana Sustentável em Projetos estruturantes: análise urbanística do corredor de transporte da Avenida Bernardo Vieira. Dissertação (mestrado); Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, UFRN, Natal, 2008.
PLANO DIRETOR DE NATAL. Lei Complementar nº 082, de 21 de junho de 2007. Título IV – da política de mobilidade urbana; artigos 57, 58, 59.
SECRETARIA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO URBANOS – STTU. Dados da Av. Bernardo Vieira. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sttu/>. Acesso em: 20 de maio 2010.
________ Dados da Av. Bernardo Vieira. Disponível em: <http://www.natal.rn.gov.br/sttu/>. Acesso em: 03 de agosto 2008.
SINDICATO DOS LOJISTAS DE NATAL (SLN). Breviário e perfil dos serviços em Natal. Documento original, 2010.