FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.3193Palavras-chave:
Formação docente, Concepções de Ensino, Licenciandos.Resumo
A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino: a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.