FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR

Autores

  • João Kaio Cavalcante de Morais Instituto Federal do Rio Grande do Norte
  • Giovana Gomes Albino IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3193

Palavras-chave:

Formação docente, Concepções de Ensino, Licenciandos.

Resumo

A formação inicial de professores é uma das temáticas mais recorrentes no cenário educacional brasileiro nas últimas décadas, tendo em vista a problemática envolvendo o ensino nas escolas do país. Em meio a esse contexto, a presente pesquisa decorre das inquietações dos autores em entender as concepções que os graduandos do curso de licenciatura plena em Biologia do IFRN campus Macau apresentam sobre o ensino. Para tanto, evidencia como objetivo analisar essas concepções de ensino ressaltadas pelos sessenta e três (63) alunos participantes. Como critério para a interpretação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 2011), além do amparo teórico centrado na formação docente que enfatiza o caráter qualitativo da pesquisa. Os resultados mostram que os sujeitos evidenciam duas (2) concepções sobre o ensino:  a primeira pautada na perspectiva tradicional, mais amplamente presente nos discursos; e a segunda centrada na ideia de construção do conhecimento, aproximando-se das abordagens mais progressistas. Em vista de tal cenário, os resultados impulsionam a necessidade de que novos contornos possam ser dispensados à referida formação no curso enfatizado, a fim de que a realidade alcance perspectivas ainda mais amplas sobre o significado da ação de ensinar, do papel do docente nesse fazer e, principalmente, do sentido atribuído ao aluno mediante os processos de ensino e de aprendizagem a que o mesmo se vincula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Biologia pelo IFRN Macau. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN campus Natal-Central.

Giovana Gomes Albino, IFRN

Doutora em Educação pela UFRN. Professora do núcleo didático-pedagógico do IFRN.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Morais, J. K. C. de, & Albino, G. G. (2015). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO IFRN: A CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O ENSINO/ENSINAR. HOLOS, 5, 231–241. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3193

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.