PNE (2001-2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5766

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação (2001-2010), O Plano Nacional de Educação (2014-2024), Expansão, Educação Profissional

Resumo

A temática das políticas voltadas para Educação Profissional são de extrema relevância na atualidade, fundamentalmente nos marcos da expansão e privatização da mesma. Assim, este artigo tem como objetivo analisar o Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010, e o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, com foco na expansão e privatização da Educação Profissional. Esse artigo utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental. Para tanto, analisaremos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Leis, documentos oficiais, relacionando com estudiosos como, Ciavatta (2013) Dourado (2010), Souza (2006), e Moura (2014), que nos auxiliaram na fundamentação deste trabalho, bem como nas relações estabelecidas entre o PNE 2001-2010, o PNE 2014-2024 e a Educação Profissional no Brasil. A partir disso, o artigo encontra-se estruturado da seguinte forma: inicialmente, será apresentada a concepção de política pública adotada; em seguida, se discutirá as relações entre o Plano Nacional de Educação 2001-2010, o Plano Nacional de Educação 2014-2024, e o processo de expansão e privatização da Educação Profissional. Finalmente, serão tecidas algumas considerações finais sobre a temática. Diante da pesquisa, observamos como resultado que, tanto o PNE 2001-2010, como o PNE 2014-2024, favoreceram, e coadunaram e/ou coadunam com o processo de expansão da Educação Profissional no Brasil.

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Biografia do Autor

Ticiane Gonçalves Sousa de Melo, Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino Ferreira Neto

Licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte em 2011. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Atualmente é professora da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte, atuando no Centro Estadual de Educação Profissional João Faustino Ferreira Neto. É pesquisadora em Educação, com ênfase no campo da Educação Profissional.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande de Norte

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A partir de 2010 passou a integrar o corpo docente do PPGEd/UFRN como professor Colaborador, onde é orientador de mestrado e de doutorado. Em 2013 assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN - mestrado acadêmico (PPGEP).  É pesquisador em educação, atuando principalmente em Políticas Educacionais e Trabalho e Educação, com ênfase no campo da Educação Profissional.

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Publicado

06/09/2017

Como Citar

Melo, T. G. S. de, & Moura, D. H. (2017). PNE (2001-2010), PNE (2014-2024): orientações para a Educação Profissional no Brasil. HOLOS, 3, 3–15. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5766

Edição

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ARTIGOS

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