TECNOLOGIAS FORMATIVAS PARA O ENSINO DOMÉSTICO (1910-1930)
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2024.15050Palavras-chave:
´lançamento oblíquoResumo
Apresenta as tecnologias em educação destinadas à formação de professoras para a atuação na Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico nas décadas de 1910 e 1930. Ancora-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Averiguou-se que as tecnologias destinadas à formação giravam em torno da realidade das tarefas domésticas, por vezes, restritas ao lar. Por outro lado, considera-se também como escopo da educação rural. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.
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