TECNOLOGIAS FORMATIVAS PARA O ENSINO DOMÉSTICO (1910-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2024.15050

Palavras-chave:

´lançamento oblíquo

Resumo

Apresenta as tecnologias em educação destinadas à formação de professoras para a atuação na Educação Profissional destinada às mulheres a partir da análise do Ensino Doméstico nas décadas de 1910 e 1930. Ancora-se em jornais, livros e dicionários pedagógicos, legislação educacional e programas de ensino. Averiguou-se que as tecnologias destinadas à formação giravam em torno da realidade das tarefas domésticas, por vezes, restritas ao lar. Por outro lado, considera-se também como escopo da educação rural. O trabalho doméstico realizado pelas mulheres passou a ser legitimado como um papel social de relevância, por delimitar um espaço de ofícios ou ocupações, seja a partir de um preparo profissional para a atuação enquanto professoras primárias, administradoras de instituições ou mesmo de sua inserção no ensino agrícola. Era uma prática que legitimava a transmissão de um habitus, espaço de autodeterminação para a emancipação pessoal, social e profissional destinado às mulheres.

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Biografia do Autor

Francinaide de Lima Silva Nascimento, IFRN

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9091-8055 E-mail: francinaide.siilva@ifrn.edu.br 




Referências

mm

Publicado

16/11/2024

Como Citar

Nascimento, F. de L. S. (2024). TECNOLOGIAS FORMATIVAS PARA O ENSINO DOMÉSTICO (1910-1930). HOLOS, 4(40). https://doi.org/10.15628/holos.2024.15050

Edição

Seção

ARTIGOS

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