Editorial

Autores

  • José Yvan P. Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Av. Salgado Filho, 1559 CEP- 59015-000 Natal - RN - Brazil Tel (084) 4005-0791 / 8855-0325 Skype - j.yvan.leite http://orcid.org/0000-0002-8331-697X

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3784

Resumo

O sexto volume de 2015 deste periódico é lançado na atmosfera do fortalecimento das políticas de acesso aberto da Instituição, que  institui o repositório institucional do IFRN. Denominado Memoria - http://memoria.ifrn.edu.br, o termo em latim foi escolhido para mostrar o compromisso do IFRN com a resgate e guarda da memória, a longo prazo, do que é produzido nesta comunidade acadêmica. Este periódico foi a semente na Instituição desta política, que agora povoa a web e amplia ações virtuosas do acesso aberto.

Com este número é divulgada a ampliação dos novos indexadores do periódico, entre eles, Classe y Periodica – México, Open Acess Journals Index – Rússia, Diadorim/IBICT – Brasil, e Rede Cariniana/IBICT - Brasil.

Importante informar que um novo pluglin foi adicionado. Nele é possível identificar os artigos mais visualizados e a quantidade de visualizações. Neste momento, os artigos mais visualizados são mostrados a seguir:

Da última publicação, em 30 de setembro, até a presente data, o periódico foi acessado por 20.490 usuários, com visualização de 79.759 páginas, com duração média de 2:37 minutos , onde estes dados foram coletados pelo GoogleAnalytics. A novidade entre os dez países com maior número de acessos são as presenças da Angola (0,31%), da Rússia (0,19%) e da Colômbia(0,11%).

Neste número são publicados 41 artigos entre as áreas de engenharia, administração, ciências contábeis, educação, saúde, cultura, entre outras.

O lançamento desta edição acontece no X Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI, em Rio Branco/Acre, como afirmação da importância da Rede Federal para a interlocução pesquisa e inovação.  Este evento é realizado pela primeira vez em 2006, no Campus Central do IFRN, em Natal/RN, tendo percorrido neste período os vários Estados do Norte-Nordeste com o objetivo de difundir e consolidar a pesquisa nos Institutos Federais. Esta editoria tem compromisso com a valoração deste grande evento.

No IFRN é tempo de renovação, eleições para diretores gerais e reitor. Portanto, neste momento é preciso fazer revisões bibliográficas, coletar dados, escrever pacientemente os resultados e, concluir com a melhor escolha para os próximos quatro anos.

Os clarões advindos da crise política instalada no país coloca em dificuldades os avanços sociais e o desenvolvimento científico e tecnológico, assim, é tempo de perseverar pela manutenção  das boas iniciativas e de aprender a definir prioridades. 

 As conquistas obtidas com a periocidade e qualidade devem ser perseguidas neste período. Assim, neste momento a editoria agradece a confiança daqueles que reservam parte do seu trabalho enviando-os a este periódico e os pareceristas ad hoc, que os qualificam. 

Por fim, informo a comunidade que ainda publicaremos no mês de dezembro dois volumes, sendo uma do fluxo contínuo e outra  edição especial reservada aos artigos da área de tecnologia mineral provenientes do XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.

Nestas belas terras sustentáveis, entre as sombras de uma frondosa gameleira nas margens do rio Acre, convido-os a acessarem o sexto volume.

À leitura!

Rio Branco – Acre, 30 de novembro de 2015.

Prof. José Yvan Pereira Leite 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Yvan P. Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Av. Salgado Filho, 1559 CEP- 59015-000 Natal - RN - Brazil Tel (084) 4005-0791 / 8855-0325 Skype - j.yvan.leite

Prof Tecnologia Mineral

Downloads

Publicado

11/12/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2015). Editorial. HOLOS, 6, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3784

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)