Editorial
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.3784Resumo
O sexto volume de 2015 deste periódico é lançado na atmosfera do fortalecimento das políticas de acesso aberto da Instituição, que institui o repositório institucional do IFRN. Denominado Memoria - http://memoria.ifrn.edu.br, o termo em latim foi escolhido para mostrar o compromisso do IFRN com a resgate e guarda da memória, a longo prazo, do que é produzido nesta comunidade acadêmica. Este periódico foi a semente na Instituição desta política, que agora povoa a web e amplia ações virtuosas do acesso aberto.
Com este número é divulgada a ampliação dos novos indexadores do periódico, entre eles, Classe y Periodica – México, Open Acess Journals Index – Rússia, Diadorim/IBICT – Brasil, e Rede Cariniana/IBICT - Brasil.
Importante informar que um novo pluglin foi adicionado. Nele é possível identificar os artigos mais visualizados e a quantidade de visualizações. Neste momento, os artigos mais visualizados são mostrados a seguir:
- A vida no lixo: um estudo de caso sobre os catadores de materiais recicláveis no município de Ipameri/GO, 11.458 visualizações desde: 2013-05-21;
- As contribuições de Robert Boyle à química face a uma visão interdisciplinar com a geografia, 10.022 visualizações desde: 2007-12-25;
- Educação e corporeidade: um novo olhar sobre o corpo, 6656 visualizações desde: 2012-09-18;
- O professor e a formação docente: a criatividade e as crenças educativas onde estão?, 6412 visualizações desde: 2012-05-16;
- Refrigeração utilizando pastilhas de efeito peltier, 6160 visualizações desde: 2010-06-13;
- A importância e as vantagens do polihidroxibutirato (plástico biodegradável), 5706 visualizações desde: 2007-12-24;
- Ensino de espanhol no brasil: o caso das variedades lingüísticas,4952 visualizações desde: 2009-03-02;
- Relações entre ensino e aprendizagem na EJA, 4640 visualizações desde: 2010-01-31;
- Produtividade do capim-elefante-roxo irrigado com esgoto doméstico tratado no semiárido potiguar e suas utilidades, 4598 visualizações desde: 2013-03-19;
- Dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental: como facilitar o aprendizado, 4419 visualizações desde 2011-03-14.
Da última publicação, em 30 de setembro, até a presente data, o periódico foi acessado por 20.490 usuários, com visualização de 79.759 páginas, com duração média de 2:37 minutos , onde estes dados foram coletados pelo GoogleAnalytics. A novidade entre os dez países com maior número de acessos são as presenças da Angola (0,31%), da Rússia (0,19%) e da Colômbia(0,11%).
Neste número são publicados 41 artigos entre as áreas de engenharia, administração, ciências contábeis, educação, saúde, cultura, entre outras.
O lançamento desta edição acontece no X Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação – CONNEPI, em Rio Branco/Acre, como afirmação da importância da Rede Federal para a interlocução pesquisa e inovação. Este evento é realizado pela primeira vez em 2006, no Campus Central do IFRN, em Natal/RN, tendo percorrido neste período os vários Estados do Norte-Nordeste com o objetivo de difundir e consolidar a pesquisa nos Institutos Federais. Esta editoria tem compromisso com a valoração deste grande evento.
No IFRN é tempo de renovação, eleições para diretores gerais e reitor. Portanto, neste momento é preciso fazer revisões bibliográficas, coletar dados, escrever pacientemente os resultados e, concluir com a melhor escolha para os próximos quatro anos.
Os clarões advindos da crise política instalada no país coloca em dificuldades os avanços sociais e o desenvolvimento científico e tecnológico, assim, é tempo de perseverar pela manutenção das boas iniciativas e de aprender a definir prioridades.
As conquistas obtidas com a periocidade e qualidade devem ser perseguidas neste período. Assim, neste momento a editoria agradece a confiança daqueles que reservam parte do seu trabalho enviando-os a este periódico e os pareceristas ad hoc, que os qualificam.
Por fim, informo a comunidade que ainda publicaremos no mês de dezembro dois volumes, sendo uma do fluxo contínuo e outra edição especial reservada aos artigos da área de tecnologia mineral provenientes do XXVI Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa.
Nestas belas terras sustentáveis, entre as sombras de uma frondosa gameleira nas margens do rio Acre, convido-os a acessarem o sexto volume.
À leitura!
Rio Branco – Acre, 30 de novembro de 2015.
Prof. José Yvan Pereira Leite