Editorial

Autores

  • José Yvan P. Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Av. Salgado Filho, 1559 CEP- 59015-000 Natal - RN - Brazil Tel (084) 4005-0791 / 8855-0325 Skype - j.yvan.leite

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3907

Resumo

Este volume publica resultados da área de tecnologia mineral, em particular do tradicional evento da área de tecnologia mineral que iniciou seu primeiro encontro em 1973 no Rio de Janeiro e organizado pela COPPE – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e denominado de Encontro Nacional de Tratamento de Minérios.

Este periódico em 2013, durante realização do XXV Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME) e VIII Meeting of the Southern Hemisphere on Mineral Technology (MSHMT), em Goiânia/GO, coordenado pelo prof. André Silva da Universidade Federal de Goiás, celebrou uma parceria para a publicação de uma edição especial, com artigos do evento, os quais foram publicados no Vol. 3 de 2014 - http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/issue/view/63

Este entendimento foi mantido com a organização do XXVI ENTMME, que foi realizado em Poços de Caldas/MG e coordenado pelos professores Maurício Bergerman (Universidade de São Paulo - USP) e Daniela Horta (Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL).

A importância da mineração no país justifica uma edição para ampliar a difusão neste campo, em particular o elevado impacto que esta área tem no PIB brasileiro e sua disseminação nos vários estados brasileiros. O recente desastre sócio-ambiental provocado pelo rompimento de barragem de rejeitos da Samarco, em Mariana/MG, coloca em evidência uma face negativa da mineração. O tema merece aprofundamento da comunidade acadêmica e este periódico fomentará uma edição especial em 2016 para discutir o tema.

É importante compartilhar que o periódico passa a integrar a base Web of Science da Thomson Reuters, que pela importância amplia a visibilidade dos artigos publicados por estes lados do hemisfério sul.

Nesta edição são publicados 21 artigos  com contribuições nas áreas de caracterização tecnológica, cominuição, simulação, concentração gravítica, flotação, espessamento e briquetagem aplicado à agricultura.

Externamos nossos agradecimentos aos novos integrantes do Conselho Editorial, os pesquisadores, Christos Roumpos (Technical University of Crete, Grécia), Francisco das Chagas Silva Sousa (Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Brasil) e Francisco Manoel dos Santos Garrido (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).  Que nos engradeça do espírito público para compartilhar conhecimentos e ampliar horizontes que fortaleça a política científica difundida neste periódico.

Esta editoria expressa reconhecimento e agradecimento à comissão organizadora do XXVI ENTMME pela realização de um excelente evento, por disponibilizar espaço para divulgação do periódico e pelo acolhimento em Poços de Caldas.

Aos autores e pareceristas ad hoc, a editoria agradece de forma especial a confiança neste periódico.

Por fim, convido àqueles com interesse em Tecnologia Mineral a prospectar artigos de interesse.

Boas Festas e um Sempre Feliz 2016!

 

Natal, 24 de dezembro de 2015.

 

Prof. José Yvan Pereira Leite 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Yvan P. Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Av. Salgado Filho, 1559 CEP- 59015-000 Natal - RN - Brazil Tel (084) 4005-0791 / 8855-0325 Skype - j.yvan.leite

Prof Tecnologia Mineral

Downloads

Publicado

24/12/2015

Como Citar

Leite, J. Y. P. (2015). Editorial. HOLOS, 7, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3907

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)