INOVAÇÃO EM POLÍTICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM TRÊS ORGANIZAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4849

Palavras-chave:

treinamento, desenvolvimento, inovação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender as políticas e práticas de treinamento e desenvolvimento de empresas de grande porte que possuem uma área de recursos humanos estruturada e como estas empresas inovam suas políticas e práticas de desenvolvimento para valorização dos colaboradores. Para o alcance desse objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, utilizando relatórios emitidos pelas organizações, e ainda uma entrevista com perguntas abordando o processo de desenvolvimento organizacional. Para análise dos dados e resultados, utilizou-se da matriz SWOT, focalizando as três empresas selecionadas. Como conclusão, verificou-se que cada uma destas empresas apresenta diferentes políticas e formas de desenvolver e manter seus empregados, levando em consideração as decisões estratégicas e os objetivos a serem alcançados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Carlos Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pós-doutorado (2012) em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e Coordenador do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor das revistas: Espaço em Revista, Exacta, Revista Escola de Minas (REM) e Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha.

Referências

Chiavenato, I. (2010). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. - 3 ed. - Rio de Janeiro: Elsevier.

Chiavenato, I. (2014). Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. – 4 ed. -, Baueri-SP: Manole.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. (2001). Construindo o conceito de competência. Revista de administração contemporânea, 5(SPE), 183-196.

Fleury, M. T. L., & Fleury, A. C. C. (2004). Alinhando estratégia e competências. Revista de administração de empresas, 44(1), 44-57.

Freitas, J. C. T. D. (2012). Estratégia organizacional: Utilizando a política de treinamento e desenvolvimento como vantagem competitiva. IX SEG e T Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.

Kanaane, R., & Ortigoso, S. A. F. (2000). Manual de treinamento e desenvolvimento Do Potencial Humano. Editora Atlas SA.

Kilimnik, Z. M., Sant’anna, A. D. S., & Luz, T. R. D. (2004). Competências profissionais e modernidade organizacional: coerência ou contradição? Revista de Administração de Empresas, 44(SPE), 10-21.

Mascarenhas, A. O. (2008). Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e critica. São Paulo: Cengage Learning.

Milkovich, G T. & Boudreau, J W. (2000). Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas.

Silva, A. A., Silva, N. S. D., Barbosa, V. D. A., Henrique, M. R., & Baptista, J. A. (2011). A utilização da matriz Swot como ferramenta estratégica – um estudo de caso em uma escola de idioma de São Paulo. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 8.

Downloads

Publicado

14/11/2017

Como Citar

Ribeiro Neto, D., Mesquita, F. L., Marques, K. A., Silva, A. C., & Barros, M. R. (2017). INOVAÇÃO EM POLÍTICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO COMPARATIVO EM TRÊS ORGANIZAÇÕES. HOLOS, 5, 228–237. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4849

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.