DEGRADAÇÃO DE MEIOS FILTRANTES NA FILTRAGEM A VÁCUO

Autores

  • André Carlos Silva Universidade Federal de Goiás
  • Elenice Maria Schons Silva
  • Franciele V Lima
  • Marília Santos

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1773

Resumo

A filtragem é uma operação de separação sólido-líquido que consiste em separar mecanicamente as partículas sólidas de uma suspensão líquida com o auxílio de um leito poroso, chamado de meio filtrante. Para o correto dimensionamento, tanto do filtro quanto das suas manutenções, é necessário o conhecimento de desgaste, seja a nível de ruptura do meio filtrante ou de seu entupimento. O objetivo do trabalho era o estudo da obstrução de meios filtrantes utilizados na indústria mineral em operações de filtragem a vácuo, permitindo assim uma maior compreensão dos fatores operacionais que podem afetar a obstrução de meios filtrantes e por consequência reduzir a vida útil do mesmo. Tal compreensão é necessária para, no futuro, modelar e simular o processo de obstrução de meios filtrantes industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Carlos Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pós-doutorado (2012) em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Adjunto II do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e Coordenador do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor das revistas: Espaço em Revista, Exacta, Revista Escola de Minas (REM) e Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha.

Referências

FRANÇA, S. C. A., CASQUEIRA, R. G. Ensaios de filtragem em filtro de folha (leaf test). In: Tratamento de Minérios: Práticas Laboratoriais. SAMPAIO, J. A., FRANÇA, S. C. A., BRAGA, P. F. A. (Editores), Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 2007. 570 p.

HOSTEN, Ç., SAN, O. Reassessment of correlations for the dewatering characteristics of filter cakes. Minerals Engineering, 15, p. 347-353, 2002.

KAPUR, P. C., LAHA, S., USHER, S., DEKRETSER, R. G., SCALES, P. Modeling of the consolidation stage in pressure filtration of compressible cakes. Journal of Colloid and Interface Science, 256, p. 216-222, 2002.

KINCL, J., DOLECEK, P., CAKL, J. Filtration model for hollow fiber membranes with compressible cake formation. Desalination, 240, p. 99-107, 2009.

LUZ, A. B., COSTA, L., POSSA, M., ALMEIDA, S. Tratamento de minérios. 4ª edição. Rio de Janeiro: CETEM/CNPq, 2004. 867 p.

Downloads

Publicado

03/07/2014

Como Citar

Silva, A. C., Silva, E. M. S., Lima, F. V., & Santos, M. (2014). DEGRADAÇÃO DE MEIOS FILTRANTES NA FILTRAGEM A VÁCUO. HOLOS, 3, 309–318. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1773

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)