USO DO QUIABO (ABELMOSCHUS ESCULENTUS) COMO FLOCULANTE NA DESESTABILIZAÇÃO DE EMULSÕES ÓLEO/ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1774Resumo
O presente artigo visa apresentar os resultados da utilização do quiabo (Abelmoschus Esculentos) como floculante no processo de desestabilização de emulsões do tipo óleo em água, sendo estas emulsões produzidas industrialmente no setor mineiro-metalúrgico. Vários problemas ambientais podem ser gerados por emulsões óleo em água, uma vez que este tipo de emulsão reduz a oxigenação dos corpos d’água, acarretando, assim, um intenso desequilíbrio ambiental. Utilizando-se quiabos que seriam posteriormente descartados por não apresentarem mais utilidade à alimentação humana buscou-se, além do desenvolvimento da tecnologia com o uso deste reagente. A potencialidade do uso do quiabo como floculante foi confirmada através dos ensaios experimentais realizados.Downloads
Referências
AGARWAL, M., SRINIVASAN, R., MISHRA, A. Study on Flocculation Efficiency of Okra Gum in Sewage Waste Water. Macromol. Mater. Eng. 2001, 286, No. 9 560-563.
LIMA, G. J. A. Uso de polímero natural do quiabo como auxiliar de floculação e filtração em tratamento de água e esgoto. Dissertação de mestrado em engenharia ambiental, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, 154 p, 2007.
MARTINEZ, M. Quiabo. Disponível em: http://www.infoescola.com/plantas/quiabo. Acesso em: 27 de jun. 2012.
SILVA, E. M. S., SILVA, A. C., ASSIS, G. B. R. Ensaio de desidratação do quiabo (Abelmoschus Esculentus) para uso como floculante. 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Goiânia, v. 1, p. 1-4, 2011.
LUZ, A. B. DA; SAMPAIO, J. A.; ALMEIDA, S. L. M. DE. Tratamento de Minérios. 4a Ed. CETEM, Rio de Janeiro/RJ, 2004.
MANIASSO, N. Ambientes micelares em química analítica. Química Nova, v. 24, n. 1, p. 87-93, 2001.
MYERS, D. Surfaces, Interfaces and Colloids. 2nd ed. Hardcover, 1999.
PAVANELLI, G. Eficiência de diferentes tipos de coagulantes na coagulação, floculação e sedimentação de água com cor ou turbidez elevada. Dissertação de mestrado, USP, São Carlos, 233p, 2001.
RODRIGUES, R. T.; RUBIO, J. Inovação tecnológica no tratamento de águas oleosas de plataformas marítimas. XIX Prêmio Jovem Cientista, Água - Fonte de Vida, 2003.
SHAW, D. J. Introdução à química dos coloides e de superfícies. Ed. Edgard Blücher Ltda, São Paulo, 1975.
SILVA, E. M. S. Desestabilização de emulsões visando a redução do teor de óleo em água. Dissertação de mestrado em engenharia mineral, UFOP, Ouro Preto/MG, 168p, 2008.