MEDINDO O GRAU DE INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO NORDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7080

Palavras-chave:

Micro e Pequenas Empresas, Gestão, Inovação, Piauí, Brasil.

Resumo

As empresas não operam em total isolamento do meio em que estão inseridas. O entorno ao mesmo tempo em que é influenciado pelas organizações influencia na conduta e desempenho das mesmas, sobretudo, no que diz respeito à prática da inovação. As pequenas e médias empresas são o motor do desenvolvimento económico, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. Nessa conformidade, o principal objetivo desta pesquisa foi apresentar e testar um modelo de pesquisa de inovação em Micro e Pequenas Empresas proposto por Walter, Veloso e Fernandes (2017) para analisar: (1) o grau de inovação das Micro e Pequenas Empresas e (2) como a inovação é apresentada nas Micro e Pequenas Empresas como resultado de seus ambientes de negócios. Para isso, o estudo baseou-se em uma amostra de 617 MPE distribuídas em 6 cidades do Estado do Piauí. Os dados foram coletadosatravés da aplicação do Radar de Inovação. Foram utilizadas técnicas estatísticas de natureza descritiva, exploratória e inferencial. Os resultados mostraram que as MPE têm capacidade de inovação entre “Pouco Inovadoras" e “Inovadoras Ocasionais", devido à maior expressividade de inovações organizacionais e de marketing, e que a média e a distribuição da inovação são as mesmas entre as MPE analisadas.


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Biografia do Autor

Cicero Eduardo Walter, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Professor de Administração de Empresas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Eixo Gestão e Negócios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (Campus Oeiras), em regime de dedicação exclusiva. Mestre e Especialista em Management (Gestão das Organizações) pela School of Technology and Management from Polytechnic Institute of Bragança - ESTIG-IPB - (Portugal) e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí - UFPI - (Brasil), com mobilidade internacional em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - FEUC - (Portugal), como Bolsista do Banco Santander do Brasil S/A. Administrador de Empresas inscrito no Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI nº 3819). Possui interesse em Consultoria Empresarial; Economia; Gestão de Ativos Financeiros (Fundos de Hedge e Valuation); Gestão Empresarial; Estratégia Empresarial; Inovação; Comportamento Organizacional e Teoria dos Jogos aplicada ao contexto empresarial.

Cláudia Miranda Veloso, Universidade de Aveiro;GOVCOPP


PhD em Economia e Gestão. 

Professora Adjunta do Instituto Superior de Administração e Gestão & do Instituto Politécnico de Bragança.

 

Paula Odete Fernandes, Instituto Politécnico de Bragança-IPB; UNIAG

PhD em Economia e Gestão. Departamento de Economia e Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

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Publicado

24/12/2019

Como Citar

Walter, C. E., Veloso, C. M., & Fernandes, P. O. (2019). MEDINDO O GRAU DE INOVAÇÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO NORDESTE DO BRASIL. HOLOS, 7, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7080

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