GESTÃO DA INOVAÇÃO E DA CRIATIVIDADE NA ATUALIDADE

Autores

  • Felipe Ortiz Chibás UNIABC- UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC
  • Efrain Matamoros Pantaleón UFRN
  • Tatiana Andrade Rocha Uniabc -Universidade do Grande ABC, integrante do grupo Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2013.1082

Resumo

O cenário mundial mudou e com ele também a forma de produzir, implementar e gerir a inovação. O conhecimento baseado na inovação prova cada vez mais suas virtudes de verificação e de descoberta em relação a todos os outros modos de conhecimento. Devido a essas mudanças, empresas de variados portes e segmentos estão sendo obrigadas a buscar novas alternativas de gestão devido a fatores exógenos como a globalização, necessidade de administrar adequadamente o conhecimento para gerar inovação e competitividade, e a formação de redes empresariais. Hoje as organizações de ponta investem na inovação e desenvolvimento tecnológico através de incentivos como concursos, premiações e seminários para desenvolver projetos inovadores. A inovação hoje é reconhecida como fator primordial para o desenvolvimento das empresas e, principalmente, para o país. Neste artigo apresentaremos os autores clássicos, as principais tendências e escolas de gestão de inovação, assim como os assuntos mais debatidos atualmente sobre este tema. O Objetivo principal deste trabalho é analisar criticamente os fatores essenciais da gestão da inovação dentro das empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Efrain Matamoros Pantaleón, UFRN

Possui Graduação em Ciências Físicas pela Faculdade de Física da Universidade da Havana (UH), Cuba em 1989. Mestre em Ciências Físicas pela Universidade da Havana em 1994. Doutor em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) em 2004. Foi Professor colaborador do Instituto Superior Politécnico Jose Antonio Echevarria (Cuba) desde 1992 a 1999. Foi Professor Colaborador da Faculdade de Física da Universidade da Havana (Cuba), desde 1991 até 1996. Foi Funcionário da Empresa Motores Táino como especialistas em Materiais e desenvolvimento de produtos. Foi Funcionário da Empresa Aços Villares na área de engenharia e gerência da Manutenção. Foi Docente da Faculdade Anhanguera de Taubaté. Atuamente Professor da escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte, em área de ciências Tecnologia e Sociedade atuando em empremdedorismos tecnologico, tendo experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Físicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência de materiais, manutenção (automação e monitoração de vibração), planejamento estratégico e nanolubrificantes.

Tatiana Andrade Rocha, Uniabc -Universidade do Grande ABC, integrante do grupo Anhanguera

Estudante de administação

Downloads

Publicado

02/08/2013

Como Citar

Chibás, F. O., Pantaleón, E. M., & Rocha, T. A. (2013). GESTÃO DA INOVAÇÃO E DA CRIATIVIDADE NA ATUALIDADE. HOLOS, 3, 15–26. https://doi.org/10.15628/holos.2013.1082

Edição

Seção

ARTIGOS