GESTÃO DA INOVAÇÃO E DA CRIATIVIDADE NA ATUALIDADE

Felipe Ortiz Chibás, Efrain Matamoros Pantaleón, Tatiana Andrade Rocha

Resumo


O cenário mundial mudou e com ele também a forma de produzir, implementar e gerir a inovação. O conhecimento baseado na inovação prova cada vez mais suas virtudes de verificação e de descoberta em relação a todos os outros modos de conhecimento. Devido a essas mudanças, empresas de variados portes e segmentos estão sendo obrigadas a buscar novas alternativas de gestão devido a fatores exógenos como a globalização, necessidade de administrar adequadamente o conhecimento para gerar inovação e competitividade, e a formação de redes empresariais. Hoje as organizações de ponta investem na inovação e desenvolvimento tecnológico através de incentivos como concursos, premiações e seminários para desenvolver projetos inovadores. A inovação hoje é reconhecida como fator primordial para o desenvolvimento das empresas e, principalmente, para o país. Neste artigo apresentaremos os autores clássicos, as principais tendências e escolas de gestão de inovação, assim como os assuntos mais debatidos atualmente sobre este tema. O Objetivo principal deste trabalho é analisar criticamente os fatores essenciais da gestão da inovação dentro das empresas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2013.1082



 

HOLOS IN THE WORLD