Paulo Freire e o currículo de química do ESG de Moçambique: breves reflexões acerca dos documentos disponibilizados pelo INDE/MEC
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.2380Palavras-chave:
Ensino Secundário, Currículo, Paulo FreireResumo
O presente artigo foi formulado a partir de um estudo bibliográfico acerca do currículo da disciplina de química do Ensino Secundário Geral de Moçambique e de outros documentos orientadores do mesmo que são disponibilizados aos professores do país. E com base em alguns trabalhos de Paulo Freire sendo o principal utilizado, a Pedagogia do Oprimido, buscamos identificar e estabelecer algumas concordâncias entre as ideias do educador brasileiro com os documentos disponibilizados pelo INDE/MEC. Foi possível a identificação de três importantes concordâncias que estão intrinsecamente relacionadas à utilização de temas geradores, a articulação entre os saberes populares e os saberes científicos e uma visão de ensino centrada no aluno onde o mesmo atua como cidadão ativo do seu processo de aprendizagem.
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