ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.1757Palavras-chave:
conhecimento específico, desenvolvimento docente, docência superior.Resumo
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada
“Os movimentos da docência superior: especificidades
nas diferentes áreas de conhecimento e sua influência
na atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo de
Pesquisa Trajetórias de Formação da Universidade
Federal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo de
investigar as repercussões das áreas específicas de
conhecimento da docência universitária em professores
de ensino superior de uma instituição pública–IES
pública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Neste
trabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dados
coletados junto a nove professores do Centro das
Ciências da Saúde da Universidade referida
anteriormente, a partir da crítica de um dos eixos
norteadores da pesquisa, o qual tem como objetivo
analisar como os docentes investigados compreendem os
conceitos de conhecimento específico e acadêmico e
como estes se relacionam ou se articulam na prática.
Utilizou-se como pressupostos metodológicos a
abordagem qualitativa de cunho narrativo proposto por
Connelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo e
Fernández (2001 e 2004). A análise dos dados foi
ancorada no referencial teórico proposto por Isaia e
Bolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Os
resultados evidenciaram que a articulação do
conhecimento específico e acadêmico na prática
pedagógica dos professores de ensino superior na área
da saúde é atravessada pelos movimentos construtivos
dos docentes, os quais estão relacionados com as
trajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,
permeada pela especificidade da formação na área da
saúde.
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