PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.12250

Palavras-chave:

Professores iniciantes, Processo de indução, Alfabetização.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um levantamento bibliográfico feito com o objetivo de analisar dissertações e teses que tratam do processo de indução do professor iniciante alfabetizador, no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados os seguintes termos: professor iniciante, desenvolvimento profissional docente, processo de indução, acolhimento e alfabetização. A pesquisa bibliográfica foi delimitada ao período de 2009 até 2019, com a intenção de se identificarem estudos mais recentes acerca do tema.  Dentre os quinze trabalhos encontrados, apenas dez relacionam-se diretamente com o estudo aqui proposto. Após análise dos dados, verificou-se a necessidade de um programa de indução para o professor iniciante, principalmente no que tange às dificuldades de gestão da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandra Aparecida Liberato Trevisan, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Pedagoga, licenciada em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio e Administração Escolar do Ensino Fundamental e Médio, pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2002). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade de São Bernardo do Campo (2004) . Pós- graduada em Docência do Ensino Superior pela Universidade Iguaçu (2012). Mestre em Educação, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Sou professora efetiva da Rede Pública do Município de Santo André (SP), desde 2006. Também licenciei como professora do Município de São Bernardo do Campo, no período de 2004 à 2010. Trabalhei como professora no Colégio Petrópolis, com alunos do Ensino Fundamental I e II, no período de 2002 à 2006. Fui supervisora do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Pedagogia), de 2011 à 2017, no qual supervisionei atividades de Formação em Iniciação a Docência.

Maria de Fátima Ramos Andrade, Universidade Municipal de São Caetano do Sul Universidade Presbiteriana Mackenzie

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e praticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs).

Ana Silvia Moço Aparicio, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Possui graduação em Letras, mestrado e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio sanduíche em Didática de Língua Materna no LIDILEM (Laboratoire de Linguistique et Didactique des Langues Etrangères et Maternelle) de l`Université Stendhal Grenoble 3, na França, e pós-doutorado em Educação pela Fundação Carlos Chagas. Tem experiência docente em cursos de Pedagogia e Letras, nas áreas de Linguística Aplicada, Alfabetização, Ensino de Língua Portuguesa, Didática da Língua Materna. Também tem experiência em Educação a Distância, como tutora e autora de material didático. Atualmente é professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP). É editora da Revista de Estudos Aplicados em Educação. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: formação de professores da Educação Básica, inovação no ensino de língua materna, didática de línguas, letramento e multiletramentos, desenho universal para aprendizagem. Faz parte da Rede de estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento profissional docente (REDEP). É líder do Grupo de Pesquisa FORPREPE (Formação de Profissionais da Educação e Práticas Educativas).

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Trevisan, A. A. L., Andrade, M. de F. R., & Aparicio, A. S. M. (2022). PROFESSOR INICIANTE, PROCESSO DE INDUÇÃO E ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM OS ESTUDOS. HOLOS, 6. https://doi.org/10.15628/holos.2022.12250

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.