TESTES DE SEDIMENTAÇÃO COM FINOS DE VERMICULITA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.3201

Palavras-chave:

sedimentação, vermiculita, floculação

Resumo

A vermiculita é um silicato hidratado de formato lamelar, que possui quantidades variáveis de ferro, potássio e alumina, possuindo usos como isolante acústico, térmico, agregado leve para produção de concretos especiais, proteção passiva contra fogo, refratários industriais de fricção (pastilhas de freio) e componentes de substratos agrícolas para horticultura e produção de mudas etc. A Brasil Minérios é a maior produtora de concentrado de vermiculita da américa latina, com exportações para mais de 10 países, além de ser líder do mercado brasileiro de vermiculita expandida. A Brasil Minérios comercializa três produtos, em frações granulométricas acima de 0,3mm (50#) sendo dividido em médio (+ 2,0mm), fino (-2,0+1,0mm), ultrafina (-1,0+0,5mm) e mícron (-0,5+0,3mm), sendo que o material abaixo de 0,3mm é considerado como lama e mandado para a barragem de rejeitos. O objetivo do presente trabalho é espessar material abaixo de 0,3mm, testando quais as melhores condições para sedimentação deste em provetas de 2,0 L variando pH, tipo e dosagem do floculante. Foram testados três tipos diferentes de poliacrilamidas uma aniônica, uma catiônica e uma não iônica. Como resultados foram medidos a altura da zona compacta, e a turbidez do líquido clarificado gerado. Os resultados encontrados mostraram que o Magnafloc 351, uma poliacrilamida não iônica, foi o floculante que gerou a menor zona compacta, em pH 7 e dosagem de 45,6 g/t.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Carlos Silva, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia de Minas (2000), mestrado em Engenharia Mineral (2003) e doutorado em Engenharia de Materiais (2010) pela Universidade Federal de Ouro Preto e Pós-doutorado (2012) em andamento no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é professor Adjunto III do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Goiás, Campus Catalão e Coordenador do Curso de Especialização em Tratamento de Minérios. Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em Tratamento de Minérios, atuando nas seguintes áreas: simulação computacional, automação industrial e equipamentos de tratamento de minérios. É editor associado da Revista Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) e revisor das revistas: Espaço em Revista, Exacta, Revista Escola de Minas (REM) e Revista de Ciência e Tecnologia do Vale do Jequitinhonha.

Referências

FRANÇA, S. C. A., CASQUEIRA, R. G. Ensaios de sedimentação. In: SAMPAIO, J. A., FRANÇA, S. C. A., BRAGA, P. F. A. Tratamento de Minérios: Práticas Laboratoriais. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2007. p. 393-408.

FRANÇA, S. C. A., MASSARANI, G. Separação sólido-líquido. In: LUZ, A. B., SAMPAIO, J. A., ALMEIDA, S. L. M. (Ed.). Tratamento de Minérios, 5ª edição. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2010, p. 637-682.

MACHADO, F. B., MOREIRA, C. A., ZANARDO, A, ANDRE, A. C., GODOY, A. M., FERREIRA, J. A., GALEMBECK, T., NARDY, A. J. R., ARTUR, A. C., OLIVEIRA, M.A.F.de. Enciclopédia Multimídia de Minerais. [on-line]. ISBN: 85-89082-11-3 Disponível em http://www.rc.unesp.br/museudpm. Acessado em 01 de junho de 2015.

PAULA, R. F. Vermiculita. Departamento Nacional de Produção Mineral, v. 34. p. 122 a 124, 2014.

SILVA, A. M., FROTA, H. B. M. Caracterização de vermiculitas com fins de produção de adsorventes seletivos. 52º Congresso Brasileiro de Química, 2012.

SVAROVSKY, L. Solid-Liquid Separation. Butterworth & Co. Ltd, 2nd edition, Bradford-UK, 1981, 556 p.

UGARTE, J. F. O, SAMPAIO, J. A, FRANÇA, S. C. A. Vermiculita. In: LUZ, A. B., LINS, F. F. (Org.) Rochas & Minerais Industriais: Usos e Especificações. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2005. p. 677-698.

Downloads

Publicado

01/10/2015

Como Citar

Silva, A. C., Silva, E. M. S., Vaz, J., & Silva, T. M. (2015). TESTES DE SEDIMENTAÇÃO COM FINOS DE VERMICULITA. HOLOS, 5, 44–51. https://doi.org/10.15628/holos.2015.3201

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.