ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2020.9097Palavras-chave:
Formação Continuada. Docência. Educação Profissional.Resumo
Este trabalho apresenta o estado do conhecimento a respeito da formação docente continuada na Educação Profissional dos Institutos Federais, buscando identificar as perspectivas teóricas e características específicas de cada artigo publicado entre 2010 e 2018. A necessidade de investigação surge da problemática apresentada na formação pedagógica dos docentes dos Institutos Federais, considerando que a maioria, ao ingressar, não possuem formação pedagógica. Os dados levantados foram analisados e interpretados à luz da análise de conteúdo. Os resultados apontam para um crescimento nas pesquisas sobre formação docente na Educação Profissional, após a criação dos Institutos Federais. Foram identificados poucos relatos de práticas formativas e a necessidade de aprofundamento da teoria sobre formação docente.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. 2011.
BRASIL, Lei nº 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 11 de jun. 2018.
BRASIL. Decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em:<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8752.htm>. Acesso em: 14 de jul. 2018.
BRASIL. Lei nº 12.772/ 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal e dá outras providências. Disponível em < www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm>. Acesso em: 12 jun. 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 24 de set. 2018.
FRANCO, M. Laura P.B. Análise de Conteúdo. Brasília: Editora Plano, 2003. (Série Pesquisa em Educação, 6).
KOLLER, S. H.; COUTO, P. M. C. P.; HOHENDORFF, J. V. (Org.) Manual de produção científica. Penso Editora, 2014.
KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. et al. Convergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 497-518.
MENESES F. A; COSTA, M. A. Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica: o olhar da legislação (1917 – 2017). In: IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional- A produção do conhecimento em Educação Profissional, 2017, Rio Grande do Norte: IFRN, 2017. p. 01-12. Disponível em: <https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo3/E3A3.pdf>. Acesso em: 10 set. 2018.
MORAES, R. GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Injuí. Ed: Unijuí, 2007.
MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação. Santa Maria. v. 40.n. 1. p. 101-116. jan./abr. 2015
PERRENOUD et al. Formando professores profissionais: três conjuntos de questões. In: Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências? 2. ed., rev. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
PIMENTA, S. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34).
ROMANOWSKI, J. Formação e profissionalização docente. 3ª ed. Curitiba: Ibpex, 2007.
SALLES, N.; COSTA, R.; SALLES, F. Docência na Educação Profissional e Tecnológica: uma proposta de formação continuada no âmbito do espaço escolar. Revista Triângulo, v. 9, n. 2, 2016.
SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico. À Revista Brasileira da Educação Profisisonal e Tecnológica ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.