Os movimentos de sentidos sobre o tema da qualificação no mundo do trabalho
uma análise das políticas públicas para a educação profissional e tecnológica.
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18159Palavras-chave:
Mundo do Trabalho, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Profissional, Movimentos de SentidosResumo
Analisam-se os movimentos de sentidos nos discursos sobre qualificação nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Profissional e Tecnológica. Examinou-se a Resolução CNE/CP nº 01, de 05 de janeiro de 2021. Recorreu-se à Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico para a sistematização dos aspectos que circundam essa política educacional e os discursos que permeiam o mundo do trabalho. A pesquisa apresenta determinações das políticas educacionais para EPT que orientam a formação, a qualificação para o trabalho, sem, contudo, considerar a materialidade factual da dinâmica produtiva do mundo do trabalho contemporâneo.
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