Os movimentos de sentidos sobre o tema da qualificação no mundo do trabalho

uma análise das políticas públicas para a educação profissional e tecnológica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2025.18159

Palavras-chave:

Mundo do Trabalho, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Profissional, Movimentos de Sentidos

Resumo

Analisam-se os movimentos de sentidos nos discursos sobre qualificação nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Profissional e Tecnológica. Examinou-se a Resolução CNE/CP nº 01, de 05 de janeiro de 2021. Recorreu-se à Análise dos Movimentos de Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico para a sistematização dos aspectos que circundam essa política educacional e os discursos que permeiam o mundo do trabalho. A pesquisa apresenta determinações das políticas educacionais para EPT que orientam a formação, a qualificação para o trabalho, sem, contudo, considerar a materialidade factual da dinâmica produtiva do mundo do trabalho contemporâneo.

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Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado e Mestre em Educação Física - UFSM;

Doutorando em Educação PPGE-UFSM;

Pesquisador do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - UFSM;

Professor de Educação Física - SMEC-Panambi-RS;

Mirian Vargas de Alvarenga, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Pedagogia - UFSM;

Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação PPGE/UFSM;

Pesquisadora do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - UFSM;

Alcir Luciany Lopes Martins, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Estudos Sociais e História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS);

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria;

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - PPGE/UFSM;

Pesquisador do Kairós - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas;

Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Santa Maria;

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação - UFRGS;

Líder do Grupo Kaíros - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas - UFSM;

É professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação, do Centro de Educação, na Universidade Federal de Santa Maria - RS, trabalhando na graduação, especialização e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)/UFSM e no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL;

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Publicado

15.07.2025

Como Citar

SCAPIN, Gislei José; ALVARENGA, Mirian Vargas de; MARTINS, Alcir Luciany Lopes; FERREIRA, Liliana Soares. Os movimentos de sentidos sobre o tema da qualificação no mundo do trabalho: uma análise das políticas públicas para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 25, p. e18159, 2025. DOI: 10.15628/rbept.2025.18159. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/18159. Acesso em: 10 set. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - 20 anos de Ensino Médio Integrado no Brasil: textos, contextos e pretextos