A constituição do ensino de Física como campo científico na e para a Educação Profissional

debates e inter-relações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2023.16023

Palavras-chave:

Campo científico, Ensino de Física, Educação Profissional, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Este artigo visa compreender como o ensino de Física na e para a Educação Profissional constitui-se como um campo científico, em suas múltiplas inter-relações. A abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, dá base para a revisão sistemática de literatura feita no catálogo de teses e dissertações da CAPES, cujo material foi tratado por meio da análise textual discursiva, comunicada em metatextos. Os resultados apontam para os caminhos que são percorridos pelos alunos diante de desafios, lacunas e fragilidades na promoção da alfabetização científica, bem como evidencia que a prática de professores pode ser garantida por meio do pluralismo metodológico. Portanto, esse campo científico na Educação Profissional mobiliza uma concepção que o influenciam em sua construção epistemológica.

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Biografia do Autor

Sebastião Rodrigues-Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Professor de Física do Instituto Federal do Pará (IFPA). Doutor em Educação em Ciências (UFMT/REAMEC). Mestre em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2016). Pós-Graduado a nível de Especialização em Docência Universitária com ênfase em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2013/2014). Licenciado em Ciências Naturais - com habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará (2010). 

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Publicado

27/11/2023

Como Citar

RODRIGUES-MOURA, Sebastião. A constituição do ensino de Física como campo científico na e para a Educação Profissional: debates e inter-relações . Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 23, 2023. DOI: 10.15628/rbept.2023.16023. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/16023. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - A Produção do Conhecimento e a Constituição do Campo Científico da Educação Profissional