Avaliação do estilo de vida de acadêmicos de um programa de mestrado

uma análise comparativa entre ingressantes durante e após a pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15836

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Mestrandos, PROFEPT, Covid-19

Resumo

O artigo em questão trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza quantitativa e qualitativa, adotando uma abordagem comparativa. O objetivo foi comparar o perfil de estilo de vida da coorte que ingressou durante a pandemia de coronavírus com a coorte que se inscreveu na primeira turma pós pandemia. Os resultados indicam uma confirmação de estudos anteriores realizados sob o mesmo enfoque, destacando uma diminuição das atividades físicas durante a pandemia e uma melhora posterior no cenário pós-pandemia. Em relação às mudanças alimentares, observou-se piora na qualidade da alimentação durante o período de isolamento social, causado pela pandemia. O artigo sustenta parcialmente a hipótese de que houve piora dos hábitos de vida durante a pandemia na amostra estudada, destacando-se resultados negativos nas dimensões Nutrição, Atividade Física e Relacionamento Social.

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Biografia do Autor

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Intituto Federal Catarinense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) e coordenador local do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia - ProfGEO (Brusque). É também editor das Revistas Estrabão e da Metodologias e Aprendizado. Tem área de interesse em: Educação Profissional e Tecnológica, Inovação Tecnológica, Geografia da Saúde, Geoprocessamento, Cartografia e Educação Ambiental.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

SILVA, Denise Insaurriaga; RIBEIRO, Eduardo Augusto Werneck. Avaliação do estilo de vida de acadêmicos de um programa de mestrado: uma análise comparativa entre ingressantes durante e após a pandemia Covid-19. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15836, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15836. Acesso em: 18 dez. 2024.

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