Igualdade se constrói com representatividade

análise da perspectiva de gênero na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15730

Palavras-chave:

Políticas públicas, Feminismos, Ensino médio integrado

Resumo

Vivenciamos na educação brasileira alguns retrocessos na construção de políticas públicas inclusivas, como a supressão de termos alusivos à igualdade de gênero. Esta pesquisa objetivou mapear e analisar, por palavras-chave, a perspectiva de gênero na Educação Profissional e Tecnológica, a partir da legislação brasileira e documentos institucionais do ensino médio integrado no Instituto Federal do Paraná vigentes de 2018 a 2022. Com pesquisa documental e análise de conteúdo, emergiram as categorias: Inclusão Social, Inclusão Étnico-racial, Estímulo a projetos/ações afirmativas, Epistemologias menos discriminatórias, e Combate a violências e discriminação. Verificou-se termos explicitamente relacionados à perspectiva de gênero, mas pouco articulados a pautas e projetos específicos.

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Biografia do Autor

Cíntia de Souza Batista Tortato, Instituto Federal do Paraná

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá no Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS/ IFPR e no Campus Curitiba no curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT . Também atuou no PROEJA e no Ensino Médio. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1994), Especialização em Psicopedagogia pela PUC-PR (1995), Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade (2005) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Mestrado (2008) e Doutorado em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014). Foi editora da Revista Mundi - Sociais e Humanidades (2017-2021) e é membra da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias - ESOCITE/BR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Tecnologia, Sociedade, Relações de Gênero e Violência contra a Mulher. Foi pesquisadora visitante na Università degli Studi di Ferrara - Itália (2022). Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID - 2022 - 2024.

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Publicado

12/12/2024

Como Citar

NADAL, Lisandra Maria Kovaliczn; TORTATO, Cíntia de Souza Batista. Igualdade se constrói com representatividade: análise da perspectiva de gênero na Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 24, p. e15730, 2024. DOI: 10.15628/rbept.2024.15730. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/15730. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

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ARTIGOS

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