Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.5102

Palavras-chave:

Educação profissional, Plano Nacional de Educação, Brasil, 2014-2024

Resumo

A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.

Este dossiê tem como eixo A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024). O referido dossiê reuniu pesquisadores do campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos de diversas instituições do Brasil com o objetivo de promover discussões e análises sobre esses campos no âmbito do novo PNE, considerando suas diretrizes e perspectivas de implementação, e visando fortalecer este evento como espaço de produção e difusão do conhecimento no campo da Educação Profissional.

Os artigos que compõem o dossiê estão dispostos nos seguintes temas:

- A educação da classe trabalhadora e o PNE (2014-2024), com artigo de Marise Ramos (UERJ e EPSJV/Fiocruz);

- Uma década do Decreto nº 5.154/2004 e do Proeja: balanço e perspectivas, com artigos dos pesquisadores Gaudêncio Frigotto (UERJ), Edna Castro Oliveira (UFES) e Márcio Azevedo (IFRN);

-  A formação de professores para a educação profissional e o PNE: quais as perspectivas?, com textos das professoras doutoras Maria Rita Neto Sales Oliveira (CEFET-MG) e Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva (IFC);

-  Reformulação do ensino médio e base nacional comum: interrelações com a educação profissional, com textos dos pesquisadores Celso Ferretti (UTFPR), Dante Moura (IFRN) e Ticiane Melo (IFRN).

-  A produção do conhecimento e a configuração do campo da educação profissional, com artigos dos pesquisadores Maria Ciavatta (UFF); Acácia Kuenzer (UFPR), Gabriel Grabowski (Feevale) e Olívia Medeiros Neta (UFRN);

-  Ensino médio integrado e formação humana, com texto da professora doutora Elenilce Gomes de Oliveira (IFCE);

-  Gestão e financiamento da educação profissional pública e privada e o novo PNE com artigos das pesquisadoras Magna França (UFRN), Érica Gomes, Gabrielle Paiva e Luciane Garcia (UFRN);

-  A Pós-Graduação em educação e o PNE, com texto da professora Drª. Maria Margarida Machado (UFG).

 

Assim, esperamos que o dossiê A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - Plano Nacional de Educação (2014-2024) contribua com as pesquisas no âmbito da Graduação e Pós-Graduação de diferentes áreas que têm o campo trabalho e educação, especialmente, a educação profissional como temática central.

 

Convido-os a leitura!

 

Natal, 20 de setembro de 2016.

 

 

Prof. José Yvan Pereira Leite                                               

Prof. Dante Henrique Moura

Profª Olívia de Medeiros Neta

 

 

 

 

 

Downloads

Biografia do Autor

José Yvan P. Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Prof Tecnologia Mineral

Downloads

Publicado

13/10/2016

Como Citar

Leite, J. Y. P., Moura, D. H., & Medeiros Neta, O. de. (2016). Dossiê a produção do conhecimento em educação profissional - Plano Nacional de Educação (2014-2024). HOLOS, 6, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2016.5102

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.