POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES

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DOI :

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4683

Mots-clés :

Pedagogia da cidade, Educação, História, As cidades invisíveis.

Résumé

As cidades educam? Existe uma pedagogia da cidade? A partir dessas indagações objetivamos pensar uma pedagogia da cidade. Para tanto, realizamos um exercício teórico de demarcar um entendimento à pedagogia da cidade, tomando como inspiração a obra As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino. Pelos relatos e os modelos de cidades constituímos possibilidades de leitura à pedagogia da cidade a partir das dimensões do estilo de vida urbano, do aprendizado do direito à cidade, das funções pedagógicas da cidade, da hermenêutica urbana e de uma postura sensível frente ao urbano.

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Biographie de l'auteur

Olivia Morais Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada e Mestre em História pela UFRN. Doutora em Educação pela mesma instituição. Professora do Centro de Educação da UFRN.

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Publiée

18/09/2016

Comment citer

Medeiros Neta, O. M. (2016). POR UMA PEDAGOGIA DA CIDADE: ESPAÇOS, PRÁTICAS E SENSIBILIDADES. HOLOS, 5, 105–115. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4683

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