AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) NO PROCESSO DE ASSENTAMENTO CERÂMICO

Autores

  • Leopoldo Pedro Guimarães Filho Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Miguelangelo Gianezini Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Vilson Menegon Bristot Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Yuri Borges Emerim
  • Milla Lucia Ferreira Guimarães Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.6694

Palavras-chave:

Construção civil, resíduos de construção civil, PBQP-H

Resumo

A construção civil é um setor importante na economia, principalmente em tempos de crise financeira e elevadas taxas de desemprego, devido à baixa qualificação exigida da mão-de-obra. Os resíduos da construção civil (RCC’s) são responsáveis por grande parcela dos resíduos sólidos urbanos, fator ligado a qualidade da mão-de-obra. Deste modo, este artigo objetivou quantificar a geração de resíduos provenientes do processo de assentamento cerâmico em construções de edifícios. Os resultados foram obtidos em construções no município de Criciúma/SC, onde, foram estudadas duas construtoras. A partir dos resultados, foi possível estimar a geração de resíduos na cidade em questão. Bem como, realizar uma comparação afim de evidenciar a variação na geração de resíduos entre duas construtoras diferentes da mesma cidade. Além disso, através de classificação fornecida pelos mestres de obras responsáveis, obteve-se uma escala de qualificação da mão-de-obra, afim de comparar a geração de resíduos entre diferentes qualificações. Outro indicador estudado, é em relação ao PBQP-H, onde, compara-se a média de resíduos gerados, em uma construtora certificada e outra que não possui a certificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leopoldo Pedro Guimarães Filho, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Referências

ABRECON. Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil, 2017. Disponível em Acesso em: 25 abr. 2017

BRITSCH STANDARD INSTITUTION. BS 4887: Part 1 – Specification for air-entrainng (plasticzong) admixtures: Mortar admixtures. London, BSI, 1986.

CAVASSIN, R.T.B. Recomendações para a implementação do PBQH-H na rotina de execução de obra de edificações por meio do conhecimento tático de profissionais da área da construção civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2011.

FLORIM, L.C. Quelhas, O.L.G. Contribuição para a construção sustentável: características de um projeto habitacional eco-eficiente. Engevista, v.6, n.3, 2004.

JANUZZI, U.A. VERCESI, C. Sistema De Gestão Da Qualidade Na Construção Civil: Um Estudo A Partir Da Experiência Do PBQP-H Junto Às Empresas Construtoras Da Cidade De Londrina. Revista Gestão Industrial, v. 06, n 03, Ponta Grossa/PR, 2010.

JUNGINGER, M. Rejuntamento de Revestimentos Cerâmicos: Influencia das juntas de assentamento na estabilidade de painéis. São Paulo, 2003.

BRASIL, Ministério das Cidades. Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat. Disponível em: <http://pbqp-h.cidades.gov.br/>. Acesso em: 29 abr. 2017.

MELLO, R.B. O estudo da mudança estratégica organizacional em pequenas empresas de construção: um estudo de caso em Florianópolis. Florianópolis, 1997. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção – Curso de Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. RAMOS, R. L.

NOVAES, M. V.; MOURÃO, C. A. M. A. Manual de gestão ambiental de resíduos sólidos na construção civil. Cooperativa de Construção Civil do Estado do Ceará, Fortaleza, 2008. 100 p.

PAULON, V.A. MONTEIRO, P.J.M. Estudo da Microestrutura da Zona de Transição entre a Pasta de Cimento e o Agregado. In: Boletim Técnico de Escola Politécnica da USP - Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 1991.

REZENDE, Marco Antônio Penido; ABIKO, Alex Kenya. Fatores da Inovação tecnológica nas edificações. In: Conferência Latino-Americana De Construção Sustentável, 1., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construido, 2004.

SILVA, M.N.P. Et al. Revestimento Cerâmicos e suas aplicabilidades. Maceió, 2015.

SINDUSCON, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais. Placas Cerâmicas para Revestimento, Belo Horizonte: Sinduscon-MG, 2009. (Programa Qualimat Sinduscon-MG)

TOLEDO, Raquel de; ABREU, Aline F. de; JUNGLES, Antônio E. A difusão de inovações tecnológicas na indústria da construção civil. In: Encontro Nacional De Tecnologia, Do Ambiente Construido, 8., 2000, Salvador, 2000.

Downloads

Publicado

23/12/2019

Como Citar

Guimarães Filho, L. P., Gianezini, M., Bristot, V. M., Emerim, Y. B., & Guimarães, M. L. F. (2019). AVALIAÇÃO DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (RCC) NO PROCESSO DE ASSENTAMENTO CERÂMICO. HOLOS, 3, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2019.6694

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.