REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA PARA UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Educação inclusiva, Docência, Diversidade e educação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a docência na Educação Básica a partir da relação entre os temas educação, diversidade e escola inclusiva. Assim, discorre sobre o papel do professor e das práticas pedagógicas. As reflexões baseiam-se nos resultados de uma pesquisa sobre percepções de profissionais da educação de escolas públicas do Rio Grande do Norte sobre a relação entre educação e diversidade. A compreensão sobre escola e o papel do professor seguem a perspectiva de Bernard Charlot de que a educação deve voltar-se para humanização e emancipação dos sujeitos para a vida em uma sociedade solidária. Para além da formação inicial e continuada, a preparação docente para promoção de práticas pedagógicas inclusivas e atendimento à diversidade, depende de sensibilidade frente às demandas formativas dos alunos bem como de disposição e disponibilidade docente para efetivamente apropriar-se de conhecimentos científicos e de políticas curriculares tendo em vista mudanças nas práticas profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em História. Mestre e Doutora em Educação.

Referências

Almeida, S. A. de; Naiff, L. A. M. (2011). Inclusão educacional nas representações sociais de professores e estudantes de magistério. Pesquisas e práticas psicossociais, 6(1), 29-38.

Azevedo, C. B. (2023). Diferenças não devem ser toleradas: reflexões sobre escola inclusiva e educação para a diversidade. Revista Linguagem, Educação e Sociedade - LES, 27(54), 1-24.

Azevedo, C. B.; Charlot, B. (2022). Educação e diversidade nas percepções de professores e gestores escolares. Revista e-Curriculum, 20(1), 40-69.

Barbosa, A. J. G.; Campos, R. A.; Valentim, T. A. (2011). A diversidade em sala de aula e a relação professor-aluno. Estudos de Psicologia, 28(4), 453-461.

Barbosa, E. T.; Souza, V. L. T. de. (2010). A vivência de professores sobre o processo de inclusão: um estudo da perspectiva da psicologia histórico-cultural. Revista Psicopedagogia, 27(84), 352-362.

Brasil (2004). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Brasília: Secretaria de Politicas de Promoção da Igualdade Racial.

Brasil (1994). Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP.

Brasil (2008). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial.

Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015, Lei da Inclusão da Pessoa com deficiência. Brasília: Congresso Nacional.

Castro, D. Q. B. da C.; Azevedo, C. B. de. (2022). A Base Nacional Comum Curricular e as mudanças para o ensino de História no Ensino Médio. Ensino Em Re-Vista, 29(38), 1-24.

Canen, A. (2001). Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural. Educação & Sociedade. XXII(77), 207-227.

Cantarelli, J. M.; Genro, M. E. H. (2016). Professores e diversidade na sala de aula: desconstruindo preconceitos e potencializando cidadania. Revista Reflexão e Ação, 24(2), 280-297.

Cavalleiro, E. (2001). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro.

Charlot, B. (1979). A mistificação pedagógica. Tradução Maria José do Amaral Ferreira. São Paulo: Cortez.

Charlot, B. (2009). A escola e o trabalho dos alunos – conferência. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, (1), 89-96.

Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez.

Charlot, B. (2020). Educação ou barbárie. São Paulo: Cortez.

Chartier, R. (1990). A História Cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil; Lisboa: Difel.

Colares, A. A.; Souza, R. R. (2015). Educação e Diversidade: interfaces e desafios na escola de tempo integral. Revista HISTEDBR On-line, 15, 247-266.

Feliciano, L. S.; Azevedo, C. B. (2021). Etnicidade e ensino de História: como estão sendo formadas as crianças no século XXI?. Educação e Cultura Contemporânea, 18, 190-210.

Ferreira, E. L. N.; Timóteo, E. I.; Bezerra, M. M. M. (2016). Inclusão: percepção de professores. Id on line – Revista Multidisciplinar de Psicologia, 10(31), 154-162.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Gadotti, M. (1992). Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal.

Gomes, N. L. (2005). Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. IN: MUNANGA, K. (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/Secadi, 143-154.

Gomes, C.; Rey, F. L. G. (2007). Inclusão escolar: representações compartilhadas de profissionais da educação acerca da inclusão escolar. Psicologia, Ciência e Profissão. 27(3), 406-417.

Kassar, M. C. M. (2016). Escola como espaço para a diversidade e o desenvolvimento humano. Educação e Sociedade, 37(137), 1223-1240.

Kitahara, A. M. V.; Custódio, E. M. (2017). A inclusão e as representações sociais dos professores: uma revisão de literatura. Boletim da Academia Paulista de Psicologia, 37(92), 79-93.

Leite, M. A. (2014). Diversidade cultural no contexto escolar. Monografia (especialização em fundamentos da educação). Universidade Estadual da Paraíba.

Lustosa, A. F. M.; Rosa, L. C. dos S. (2013). Reflexões sobre educação para a diversidade: problematizando a construção da cidadania na academia. Revista eletrônica Informe Econômico. 1(1), 27-34.

Marques, C. M.; Dornelles, L. V. (2019). O mito da ausência de preconceito racial na educação infantil no Brasil. Revista Portuguesa de Educação, 32(1), 91-107.

Masseto, M. T (1998). Docência na universidade. Campinas: Papirus.

Mendes, E. G. (2006). A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, 11(33), 387-559.

Oliveira, F.; Abramowicz, A. (2010). Infância, raça e “paparicação”. Educação em Revista. 26(2), 209-226.

Rodrigues, D. (2006). Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. in: David Rodrigues (Org.). Inclusão e Educação: doze olhares sobre a Educação Inclusiva. São Paulo: Summus Editorial.

Santana, J. V. J. de; Santos, V. M.; Ferreira, M. de F. de A. (2016). Concepções de professoras sobre o ensino para as relações étnico-raciais em uma escola pública do município de Itapetinga-BA. Educação, Gestão e Sociedade, 6(24), 1-30.

Santos, A. L. P. dos; Silva, G. R. M. da; Gonçalves, A. M. (2020). Mapa mental das representações sociais de professores do ensino fundamental sobre a educação étnico-racial. Revista Diálogo Educacional, 20(66), 1311-1331.

Tardif, M. (2000). Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, (13), 5-24.

Publicado

01/04/2023

Como Citar

Azevedo, C. B. (2023). REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA PARA UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15198

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.