VISUALIDADES, IDENTIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O SERTÃO E O RURAL POR MEIO DE CINEBIOGRAFIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2022.4277

Palavras-chave:

Cultura visual, Identidades, Sertaneidades, Filmes biográficos

Resumo

Este artigo procura discutir acerca de algumas conexões estabelecidas entre a Cultura Visual e representações das identidades sertanejas e rurais abordadas em produções do cinema biográfico brasileiro, focalizando o fato de tais visualidades, em suas multiplicidades de sentidos, se mostrarem como elementos extremamente ricos para subsidiar abordagens pedagógicas transversais e multidisciplinares. Tomaremos como suporte, para ancorar as discussões aqui suscitadas, imagens de uma das mais notáveis cinebiografias produzidas no Brasil na última década: Gonzaga – De Pai para Filho (2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilene Alcântara Ribeiro Rios, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia; Professora da Educação Básica - Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Antenor Rita Gomes, Universidade do Estado da Bahia

Docente permanente do Mestrado em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia; Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia.

Referências

AMAR, Víctor. Dados sobre as relações entre cinema e literatura no Cinema Novo brasileiro. In: A Cor das Letras: Revista do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana. — N. 1 (1997). Feira de Santana: UEFS, 1997.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A Invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo, Cortez, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DUARTE, Rosália. Cinema & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

GOMES, Antenor Rita. Ver e Aprender: proposições pedagógicas sobre educação e cultura visual. Salvador: EDUNEB, 2012.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando. De lá alfabetización visual al alfabetismo dela cultura visual. Interrnacional In: SEA CONGRESSO, Viseu, Portugal, 1-5 mar. 2006. Texto concedido pelo autor por meio de correio eletrônico, síntese da conferência “From visual literacy to visual culture literacy.”

MARTIN-BARBERO, Jesus. Novos regimes de visualidade e descentralizações culturais. In. Mediatamente! Televisão, cultura e educação. Secretaria de Educação a Distancia. Brasília. Ministério da Educação, 1999.

RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

RODRIGUES, Lima Flávia. Uma breve história sobre o cinema documentário brasileiro. Juiz de Fora: CES Revista, vol.24, p.61-74, 2010. Disponível em: http://www.cesjf.br/revistas/cesrevista/edicoes/2010/04_COMUNICACAO_cinemadocumentario.pdf Acesso em: 11 de janeiro de 2016.

SANTOS, Juracy Marques dos. Ecologia de Homens e Mulheres do Semi-árido. Paulo Afonso-Ba: Editora Fonte Viva, 2005.

SILVEIRA, B.; BRAGA, M.; SOÁREZ, E. Gonzaga, de Pai para Filho. [Filme-Vídeo]. Produção de Breno Silveira, Márcia Braga e Elena Soárez. Direção de Breno Silveira. Brasil, Estúdios Mega, 2012, 130 min.

TOURINHO, Irene. Cultura Visual e escola. Salto para o Futuro Ano XXI Boletim 09 - Agosto 2011. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14380009- CulturaVisual.pdf. Acesso em 01 de setembro de 2014.

VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002.

Downloads

Publicado

28/12/2022

Como Citar

Rios, E. A. R., & Gomes, A. R. (2022). VISUALIDADES, IDENTIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O SERTÃO E O RURAL POR MEIO DE CINEBIOGRAFIAS. HOLOS, 5. https://doi.org/10.15628/holos.2022.4277

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.