REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA PARA UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Educação inclusiva, Docência, Diversidade e educação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a docência na Educação Básica a partir da relação entre os temas educação, diversidade e escola inclusiva. Assim, discorre sobre o papel do professor e das práticas pedagógicas. As reflexões baseiam-se nos resultados de uma pesquisa sobre percepções de profissionais da educação de escolas públicas do Rio Grande do Norte sobre a relação entre educação e diversidade. A compreensão sobre escola e o papel do professor seguem a perspectiva de Bernard Charlot de que a educação deve voltar-se para humanização e emancipação dos sujeitos para a vida em uma sociedade solidária. Para além da formação inicial e continuada, a preparação docente para promoção de práticas pedagógicas inclusivas e atendimento à diversidade, depende de sensibilidade frente às demandas formativas dos alunos bem como de disposição e disponibilidade docente para efetivamente apropriar-se de conhecimentos científicos e de políticas curriculares tendo em vista mudanças nas práticas profissionais.

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Biografia do Autor

Crislane Barbosa Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em História. Mestre e Doutora em Educação.

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Publicado

01/04/2023

Como Citar

Azevedo, C. B. (2023). REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA PARA UMA ESCOLA/EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE. HOLOS, 2(39). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/15198

Edição

Seção

Dossiê - Práticas escolares e socioeducativas no contexto ibero-americano

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