PROPOSTA EDUCATIVA UTILIZANDO O JOGO RPG MAKER: ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA AMBIENTAL

Autores

  • Ticiane Vieira de Paula Souza Universidade Federal do Ceará
  • Érica Vieira de Paula Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Thiago Gomes Nepomuceno da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Daguia de Medeiros Silva Instituto Federal de Educação, Ciância e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844

Palavras-chave:

Química, Ensino, jogos, ensino de química

Resumo

Este trabalho refere-se à utilização do RPG Maker (software educativo) como objeto de aprendizagem (OA) para conscientização e contextualização do ensino de Química, no âmbito do Ensino Médio. A relação entre a Educação Ambiental e o ensino de Química possibilita aos educandos observar as transformações que ocorrem no ambiente melhorando, por conseguinte, sua compreensão dos conteúdos. Visto que é o professor que tem a função de escolher a metodologia que viabilize a reflexão e uma compreensão crítica sobre a realidade em que o aluno está inserido, propõe-se que uma das formas viáveis de trabalhar a Educação Ambiental no ensino de Química é contextualizar os assuntos utilizando um OA, como o software educativo baseado no RPG Maker. Conforme foi visualizado neste trabalho, o uso do OA tornou a aula mais interessante, contextualizada e facilitou a aprendizagem do assunto relacionado à Química Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elenir Nobre Pinho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Química Orgânica e Inorgânica

Referências

ARROIO, A., HONÓRIO, K. M., WEBER, K. C., HOMEM-DE-MELO, P., GAMBARDELLA, M. T. P. e SILVA, A. B. F. O show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova, v. 29, n. 1, p. 173-178, 2006. Em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n1/27876.pdf

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 27 abril. 1999. Em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3 ed. Brasília: MEC/SEF, 2001.

BITTENCOURT, J. R. e GIRAFFA, L. M. M. A utilização dos Role-Playing Games Digitais do processo de ensino-aprendizagem. Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Informática. Programa de Pós-Graduação e Ciência da Computação, 2003.. Em: http://www3.pucrs.br/pucrs/files/uni/poa/facin/pos/relatoriostec/tr031.pdf

CASTOLDI, R., POLINARSKI, C. A. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Anais do II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.

CARVALHO, I. A Invenção ecológica. Porto Alegre: UFRGS, 2001.

CAVALCANTI, E. L. D., SOARES, M. H. F. B. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 1, p. 255-282, 2009. Em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen8/ART14_Vol8_N1.pdf

FERREIRA, E. Educação ambiental e desenvolvimento de práticas pedagógicas sob um novo olhar da ciência química. Americana: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2010.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Terra e Paz, 2002.

GOMES, A. S., PADOVANI, S. Usabilidade no ciclo de desenvolvimento de software educativo. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2005. Em: http://www.cin.ufpe.br/~asg/publications/files/gomes_padovani_mini_curso_sbie_2005.pdf

GUTIERREZ, S. S. Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line. Revista Novas Tecnologias na Educação, v.2, p. 1-14, 2004.

HAIDT, R. C. C. Curso de Didática Geral. São Paulo: Ática, 2003.

ILHA, P. C. A e CRUZ, D. M. Jogos eletrônicos na educação: uma pesquisa aplicada do uso do Sim City4 no ensino médio. XII Workshop de Informática na Escola. Campo Grande/MS, 2006. Em: http://www.academia.edu/2285194/Jogos_eletronicos_na_educacao_uma_pesquisa_aplicada_do_uso_do_Sim_City4_no_ensino_medio

MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar ao processo de construção do conhecimento (continuação). Información Filosófica, v. 2, n. 1, p. 128-137, 2005.

NASCIMENTO JR., F. A.; PIETROCOLA, M. O papel do RPG no ensino de física. Atas do V Encontro nacional de pesquisa em educação em ciências. Bauru: ABRAPEC, 2005. Em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/venpec/conteudo/artigos/3/pdf/p565.pdf

NUNES, H. F. O jogo RPG e a socialização do conhecimento. Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. esp., p.75-85, 2004.

OLIVEIRA, R. C., PIERSON, A. H. e ZUIN, V. G. O uso do Role Playing Game (RPG) como estratégia de avaliação da aprendizagem no Ensino de Química. VII Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências, 2009. Em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/961.pdf

SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: Teoria, Método e Aplicações. Guarapari: ExLibris, 2008.

SCHAFFEL, V. O. S. e MOURA, R. M. Utilização do roleplayng game (RPG) eletrônico como ferramenta metodológica de aprendizagem em biologia, V Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, São Cristovão- SE/Brasil, 2011. Em: http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/cdcoloquio/cdroom/eixo%208/PDF/Microsoft%20Word%20-%20UTILIZAcaO%20DO%20ROLEPLAYNG%20GAME_RPG_ELETRoNICO%20COMO%20FERRAMENTA%20METODOLoGICA%20DE%20APRENDIZAGEM%20EM%20BIOLOGIA.pdf

SILVA, L. O. P., ALVES, B. H. P.e SANTOS, V. F. Objetos de Aprendizagem: o aquilato de professores e alunos do ensino médio e a criação de alguns OA usando softwares de linguagens simples. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 2012. Em: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7980/5869

Downloads

Publicado

13/01/2016

Como Citar

Souza, T. V. de P., Souza, Érica V. de P., Silva, T. G. N. da, Silva, D. de M., & Ribeiro, M. E. N. P. (2016). PROPOSTA EDUCATIVA UTILIZANDO O JOGO RPG MAKER: ESTRATÉGIA DE CONSCIENTIZAÇÃO E DE APRENDIZAGEM DA QUÍMICA AMBIENTAL. HOLOS, 8, 98–112. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1844

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.