O esperançar freiriano na edificação de vida das alunas do Proeja durante a pandemia de COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/rbept.2025.15916Palavras-chave:
Esperança, Ensino remoto Emergencial, PROEJA, PandemiaResumo
Buscou-se traçar uma noção do esperançar freiriano no decorrer do uso do Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil no auge da pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais das instituições escolares estavam suspensas, por meio das narrativas de alunas do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Como conclusão, a pesquisa conferiu a existência do esperançar freiriano na vida das alunas do Proeja no decorrer de uma situação-limite, a suspenção das aulas presenciais. Constatando-se, que foi a esperança que as fez alcançar o inédito viável, o ERE, levando-as ao enfrentamento de obstáculos conexos as aulas em meio digital. Sendo a esperança um componente motivador na edificação de suas vidas.
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