SIMAIES - Desenvolvimento e discussão de uma ferramenta para registrar e divulgar a cooperação entre entidades de Saúde e Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7637

Palavras-chave:

Integração Ensino-Saúde, COAPES, Engenharia de Software, Engenharia de Requisitos

Resumo

A Lei 12.871, que institui o Mais Médicos, determina que as instituições de educação superior responsáveis pela oferta dos cursos de Medicina e dos Programas de Residência Médica poderão firmar Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com as secretarias de saúde, com a finalidade de viabilizar a reordenação da oferta de cursos de Medicina e de vagas de Residência Médica e a estrutura de serviços de saúde em condições de ofertar campo de prática suficiente, além de permitir a integração ensino-serviço na área da Atenção Básica. Neste sentido, o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino Saúde (SIMAIES) foi desenvolvido para servir como a plataforma de gestão virtual dos contratos criados a partir do COAPES. O SIMAIES é uma ferramenta para gestores e instituições de ensino organizarem e formarem a ponte ensino-serviço-comunidade nas regiões. O sistema é fruto de discussões ocorridas no Comitê Nacional dos COAPES e é peça fundamental para a propagação e correta manutenção deste recurso, otimizando o processo de avaliação e monitoramento das atividades de integração. Uma análise exploratória desta ferramenta mostrou que apesar da centralização, padronização e transparência trazida pela mesma, ainda há um fluxo burocrático a ser percorrido antes da utilização do sistema, o que pode trazer morosidade ao processo.

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Biografia do Autor

Rafael de Morais Pinto, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Sistemas de Informação (2004), pós-graduação (lato sensu) em Tecnologia e Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos para Web (2007) pela Universidade Potiguar - UnP e mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com linha de pesquisa em Engenharia de Software. É doutorando em Sistemas e Computação pela UFRN. Tem experiência na área de análise e desenvolvimento de software em Java e Python, com ênfase no desenvolvimento e melhoria de arquitetura de software para ambientes corporativos (Frameworks e Padrões de Projeto). Atuou entre 2008 e 2010 como analista de sistemas / arquiteto de software em empresa de Educação a Distância, onde criou e integrou ferramentas para o Ambiente Virtual de Aprendizado. Entre 2010 e 2014 atuou como analista de sistemas / arquiteto de software do Tribunal de Justiça do RN (TJRN). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Interesses atuais: engenharia de software, engenharia de requisitos, arquitetura de software e desenvolvimento para dispositivos móveis.

Lyrene Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006). É, desde 2010, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem atuado na área de ciência da computação, principalmente em engenharia de software e engenharia de requisitos.

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Adjunto IV da UFRN lotado no Departamento de Engenharia Biomédica e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC/UFRN). Atua também como professor permanente no Programa de Pós-graduação em Educação, Trabalho e Inovação em Medicina e como professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino da Saúde.

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Publicado

23/12/2019

Como Citar

Pinto, R. de M., Dantas, L. G., da Silva, L. F., & Valentim, R. A. de M. (2019). SIMAIES - Desenvolvimento e discussão de uma ferramenta para registrar e divulgar a cooperação entre entidades de Saúde e Educação. HOLOS, 2, 1–15. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7637

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