A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS PROPAGANDISTAS DE MEDICAMENTOS: ESTUDO COM COLABORADORES EM NATAL/RN

Autores

  • Helio Roberto Hekis Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Departamento de Engenharia de Produção
  • Kleber Cavalcante Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Programa de Pósgraduação em Engenharia de Produção - PPGEP
  • Marcio Furukava UFERSA - ANGICOS - RN Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT
  • Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Departamento de Engenharia de Biomédica
  • Idelmárcia Dantas de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Secretaria de Ensino a Distância - SEDIS
  • Robinson Luis de Souza Alves Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341

Resumo

A indústria Farmacêutica é um mercado competitivo, complexo e de investimentos vultosos em pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos farmacêuticos. Uma das principais estratégias da Indústria farmacêutica é a promoção de seus produtos junto à classe médica, através dos propagandistas de medicamentos, profissionais essenciais ao sucesso desta estratégia. O estudo objetivou comprovar a importância estratégica dos propagandistas de medicamentos e as competências necessárias para o bom desempenho desta profissão, de forma a garantir maior vantagem competitiva, e o sucesso destas organizações. Foram realizadas entrevistas individuais e semi-estruturadas e uma reunião de brainstorming, resultando na identificação de 46 competências, entre conhecimentos, habilidades e atitudes, que os propagandistas atribuíram maior importância, sendo assim consideradas mais relevantes e essenciais para o desempenho das atividades dos propagandistas farmacêuticos sob suas perspectivas. Palavras chaves: Competências. Indústria farmacêutica. Marketing Farmacêutico. Propagandistas vendedores de medicamentos.

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Biografia do Autor

Helio Roberto Hekis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Departamento de Engenharia de Produção

Doutor em Engenharia de Produção Pesquisador de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq Departamento de Engenharia de Produção

Kleber Cavalcante Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Programa de Pósgraduação em Engenharia de Produção - PPGEP

Mestrando em Engenharia de Produação

Marcio Furukava, UFERSA - ANGICOS - RN Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT

Coordenador NIT-UFERSA Professor Assistente Nível 1 - UFERSA ANGICOS

Ricardo Alexsandro de Medeiros Valentim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Centro de Tecnologia - CT Departamento de Engenharia de Biomédica

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Adjunto da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Idelmárcia Dantas de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN Secretaria de Ensino a Distância - SEDIS

Mestre em Engenharia de Produção pela UFRN

Robinson Luis de Souza Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Engenharia Elétrica e de Computação, professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN.

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Publicado

21/08/2014

Como Citar

Hekis, H. R., Sousa, K. C., Furukava, M., Valentim, R. A. de M., de Oliveira, I. D., & Alves, R. L. de S. (2014). A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA E A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DOS PROPAGANDISTAS DE MEDICAMENTOS: ESTUDO COM COLABORADORES EM NATAL/RN. HOLOS, 4, 317–333. https://doi.org/10.15628/holos.2014.1341

Edição

Seção

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