PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC): EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4995

Palavras-chave:

Pronatec, Expansão da Educação Profissional, Privatização da Educação Profissional, Qualidade da Educação Profissional

Resumo

Este artigo tem como finalidade desvelar a essência dos objetivos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e suas relações com a expansão, a privatização e a qualidade da Educação Profissional brasileira. Para a análise, adotamos como categorias teóricas a historicidade, a totalidade e a contradição, visando uma melhor compreensão do objeto de estudo. As categorias empíricas são a expansão, a privatização e a qualidade da Educação Profissional. Os resultados do estudo demonstram que há uma relação estreita entre o processo de expansão e a privatização da Educação Profissional por meio, principalmente, do Pronatec, pois há elevada oferta de matrículas através das parcerias público privadas com oferta abundante de cursos de curta duração e de baixa complexidade, que sinalizam para a dinamização de um mercado do campo da Educação Profissional e para a baixa qualidade dos cursos proporcionados à população pouco escolarizada.

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Publicado

13/10/2016

Como Citar

Melo, T. G. S. de, & Moura, D. H. (2016). PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO (PRONATEC): EXPANSÃO E PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, 6, 103–119. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4995

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