EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A LEI 10.639/03: UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO A PARTIR DO NOVEMBRO NEGRO DO IFBA

Autores

  • Maurício Sousa Matos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Mary Costa Bispo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Elane Andrade Correia Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.4861

Palavras-chave:

Consciência Negra, Lei 10.639/03, IFBA, Ação Afirmativa, Vitória da Conquista

Resumo

O projeto Novembro Negro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) campus Vitória da Conquista, objetiva contribuir para o cumprimento da Lei nº 10.639/03 que torna obrigatório nas escolas da educação básica do Brasil o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Com base na lei, a Coordenação do referido projeto, desde 2011, promove uma série de atividades, como pesquisas etnográficas das comunidades negras da região, produção de documentários sobre Comunidades Quilombolas, mostras fotográficas, pesquisas dentre os estudantes do campus com o percentual de alunos que declaram a cor negra, que são favoráveis às ações afirmativas (cotas), e quanto à percepção do racismo no IFBA, sobretudo estabelecendo uma pedagogia antirracista que valorize e preserve a histórica herança da cultura afro-brasileira, demonstrando possibilidades em se incorporar a proposta da lei no cotidiano dos institutos federais.

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Biografia do Autor

Maurício Sousa Matos, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Editor executivo da Revista Três Pontos. Bolsista de Iniciação Científica na Faculdade de Educação - FaE/UFMG.

Ana Mary Costa Bispo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Doutoranda, Mestra, Bacharela e Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia. Graduação em Desenho Industrial com habilitação em projeto de produto pela Universidade do Estado da Bahia. Professora efetiva de Filosofia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Vitória da Conquista.

Elane Andrade Correia Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Professora adjunto 1, aposentada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Contemporânea, antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes, mata, floresta, natureza, conhecimento, sexualidade, seringal - acre, seringal - educação - mulheres e politica.

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Publicado

2017-08-29

Como Citar

Matos, M. S., Bispo, A. M. C., & Lima, E. A. C. (2017). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E A LEI 10.639/03: UMA PROPOSTA DE IMPLEMENTAÇÃO A PARTIR DO NOVEMBRO NEGRO DO IFBA. HOLOS, 2, 349–359. https://doi.org/10.15628/holos.2017.4861

Edição

Seção

ARTIGOS