GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSMIDIAÇÃO: APROXIMAÇÕES, POTÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.4723Palavras-chave:
Aprendizagem, Crônica, Narrativa transmídiaResumo
O presente artigo tem como discussão central a inserção de elementos da Narrativa Transmídia no processo de aprendizagem, mais especificamente na aprendizagem de Gêneros Textuais. Para isso, apresenta-se uma fundamentação teórica para a reflexão do conceito de Narrativa Transmídia, bem como dos Gêneros Textuais, sendo enfatizada a Crônica, gênero utilizado para o desenvolvimento da atividade. Diante disso, têm-se como objetivos refletir acerca dos conceitos de Narrativa Transmídia e Gêneros textuais; e investigar como acontece a aprendizagem do gênero textual crônica por meio de elementos da transmídia a partir de uma atividade prática de produção deste gênero junto a alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo. Para chegar aos objetivos, utilizou-se, na metodologia da pesquisa, a pesquisa bibliográfica e as pesquisa-ação, esta última utilizada na parte prática do trabalho. Assim, foi planejada e desenvolvida uma atividade envolvendo elementos da transmídia e a produção do gênero textual crônica. Por fim, com essa atividade, coletaram-se resultados os quais afirmaram que o uso dos elementos da transmídia contribuiu para a aprendizagem do gênero trabalhado, por meio do engajamento e autoria proporcionados pelo processo.Downloads
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