GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSMIDIAÇÃO: APROXIMAÇÕES, POTÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4723

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crônica, Narrativa transmídia

Resumo

O presente artigo tem como discussão central a inserção de elementos da Narrativa Transmídia no processo de aprendizagem, mais especificamente na aprendizagem de Gêneros Textuais. Para isso, apresenta-se uma fundamentação teórica para a reflexão do conceito de Narrativa Transmídia, bem como dos Gêneros Textuais, sendo enfatizada a Crônica, gênero utilizado para o desenvolvimento da atividade. Diante disso, têm-se como objetivos refletir acerca dos conceitos de Narrativa Transmídia e Gêneros textuais; e investigar como acontece a aprendizagem do gênero textual crônica por meio de elementos da transmídia a partir de uma atividade prática de produção deste gênero junto a alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo. Para chegar aos objetivos, utilizou-se, na metodologia da pesquisa, a pesquisa bibliográfica e as pesquisa-ação, esta última utilizada na parte prática do trabalho. Assim, foi planejada e desenvolvida uma atividade envolvendo elementos da transmídia e a produção do gênero textual crônica. Por fim, com essa atividade, coletaram-se resultados os quais afirmaram que o uso dos elementos da transmídia contribuiu para a aprendizagem do gênero trabalhado, por meio do engajamento e autoria proporcionados pelo processo.

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Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal, da linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Mestre em Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, pela Universidade Tiradentes - Unit. Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - Unit. Membro do grupo de pesquisa GETIC - Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura. E-mail: daniellalima90@gmail.com

Andrea Cristina Versuti, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC). Membro do grupo de pesquisa GEFI, Educação, Filosofia e Imagem da Universidade Federal de São João Del Rey, do grupo de Pesquisa Narrativas Tecnológicas da Universidade Anhembi-Morumbi e do grupo de pesquisa Pensamento e Cultura, da Universidade de Brasília. 

Renata Tavares Benia, Universidade Tiradentes

Estudante de Graduação, 4º semestre do curso de Letras Português Espanhol na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes – Unit (2015). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/COPES na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do Grupo de Pesquisas Poéticas Fotográficas (UFOP, UFS, UFBA/CNPq) e do RedeGrafo - Rede Integrada de Pesquisa sobre Teorias e Análise da Fotografia.

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Lima, D. de J., Versuti, A. C., & Benia, R. T. (2018). GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSMIDIAÇÃO: APROXIMAÇÕES, POTÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO. HOLOS, 3, 252–271. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4723

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