GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSMIDIAÇÃO: APROXIMAÇÕES, POTÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.4723

Palavras-chave:

Aprendizagem, Crônica, Narrativa transmídia

Resumo

O presente artigo tem como discussão central a inserção de elementos da Narrativa Transmídia no processo de aprendizagem, mais especificamente na aprendizagem de Gêneros Textuais. Para isso, apresenta-se uma fundamentação teórica para a reflexão do conceito de Narrativa Transmídia, bem como dos Gêneros Textuais, sendo enfatizada a Crônica, gênero utilizado para o desenvolvimento da atividade. Diante disso, têm-se como objetivos refletir acerca dos conceitos de Narrativa Transmídia e Gêneros textuais; e investigar como acontece a aprendizagem do gênero textual crônica por meio de elementos da transmídia a partir de uma atividade prática de produção deste gênero junto a alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo. Para chegar aos objetivos, utilizou-se, na metodologia da pesquisa, a pesquisa bibliográfica e as pesquisa-ação, esta última utilizada na parte prática do trabalho. Assim, foi planejada e desenvolvida uma atividade envolvendo elementos da transmídia e a produção do gênero textual crônica. Por fim, com essa atividade, coletaram-se resultados os quais afirmaram que o uso dos elementos da transmídia contribuiu para a aprendizagem do gênero trabalhado, por meio do engajamento e autoria proporcionados pelo processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella de Jesus Lima, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação, pela Universidade Federal de Alagoas - Ufal, da linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Mestre em Educação, com ênfase em Educação e Comunicação, pela Universidade Tiradentes - Unit. Especialista em Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Graduada em Letras Português pela Universidade Tiradentes - Unit. Membro do grupo de pesquisa GETIC - Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura. E-mail: daniellalima90@gmail.com

Andrea Cristina Versuti, Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Membro do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília, na linha de Pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação (ETEC). Membro do grupo de pesquisa GEFI, Educação, Filosofia e Imagem da Universidade Federal de São João Del Rey, do grupo de Pesquisa Narrativas Tecnológicas da Universidade Anhembi-Morumbi e do grupo de pesquisa Pensamento e Cultura, da Universidade de Brasília. 

Renata Tavares Benia, Universidade Tiradentes

Estudante de Graduação, 4º semestre do curso de Letras Português Espanhol na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Tiradentes – Unit (2015). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/COPES na Universidade Federal de Sergipe - UFS. Membro do Grupo de Pesquisas Poéticas Fotográficas (UFOP, UFS, UFBA/CNPq) e do RedeGrafo - Rede Integrada de Pesquisa sobre Teorias e Análise da Fotografia.

Referências

Argan, G. (1998). História da arte como história da cidade (4a ed.). São Paulo: Martins Fontes.

Barbero, J. (2014). A comunicação na educação. São Paulo: Contexto.

Bruns, A. (2008). Blogs, Wikipedia, Second Life, and Beyond from production to produsage. New York: Peter Lang.

Canclini, N. (1997). Culturas híbridas y estrategias comunicacionales. Estudios sobre las Culturas Contemporaneas, Colima, 3(5), 109-128.

Castells, M. (2001). La galaxia internet. Madrid: Areté.

Castells, M., & Cardoso, G. (2005). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Recuperado em 20 maio, 2016, de http://biblio.ual.pt/Downloads/REDE.pdf. Acesso em: 20 mai. 2016.

Caune, J. (2014). Cultura e comunicação: convergências teóricas e lugares de mediação. São Paulo: Editora Unesp.

Citelli, A. (2004). Comunicação e educação: a linguagem em movimento (3a ed.). São Paulo: Editora Senac São Paulo.

Engel, G. I. (2000). Pesquisa-ação. Educar, Curitiba, (16), p. 181-191.

Fava, R. (2014). Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino (1a ed.). São Paulo: Saraiva, 2014.

Freire, P. (2011). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (43a ed.). São Paulo: Paz e Terra.

Gaglietti, M., & Barbosa, M. (2007). A Questão da Hibridação Cultural em Néstor García Canclini. Anais do VIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul, 11.

Giovagnoli, M. (2011). Transmedia Storytelling: imagery, shapes e techniques. Pittsburgh: ETC Press.

Gosciola, V. (2012). A máquina de Narrativa Transmídia: transmidiação e literatura fantástica. Revista Comunicación, 1 (10), p. 131-139. Recuperado em 20 maio, 2016, de https://www.researchgate.net/publication/267726995_A_Maquina_de_Narrativa_Transmidia_transmidiacao_e_literatura_fantastica.

Gosciola, V., & Versuti, A. (2012). A. Narrativa Transmídia e Sua Potencialidade na Educação Aberta. Recuperado em 7 maio, 2016 de http://oer.kmi.open.ac.uk/?page_id=428

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência (2a ed.). São Paulo: Aleph.

Lemos, A. (2002). Cibercultura. Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Sulina.

Lévy, P. Cibercultura (6a ed.). Editora 34 Ltda.: São Paulo.

Macedo, A. (2012). Cultura: está na hora da mudança. Recuperado em 7 maio, 2016 de http://tribunaamapaense.blogspot.com.br/2012/05/cultura-esta-na-hora-da-mudanca.html.

Martins, C. (2009). A cultura da convergência e a narrativa transmídia. Opinião & Notícia. Recuperado em 10 maio, 2016 de http://opiniaoenoticia.com.br/vida/tecnologia/a-cultura-da-convergencia-e-a-narrativa-transmidia/

Massarolo, J.; Mesquita, D. (2013). Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas. Ensino Superior Unicamp, Especial, 34-42.

Moisés, M. (1994). A criação literária: prosa 2 (15a ed.). São Paulo: Cultrix.

Moraes, E., & Santos, M. (2013). O jornalismo como narrativa transmídia: reflexões possíveis. In D. Renó, C. Campalans, S. Ruiz & V. Gosciola (Ed(s)). Periodismo transmedia: miradas múltiples. Bogotá: Editorial Universidad del Rosário.

Moran, J. (2007). As mídias na educação. In J. Moran. Desafios na Comunicação Pessoal (3a ed.). São Paulo: Paulinas.

Neiva, E. (2013). Dicionário Houaiss de comunicação e multimídia. São Paulo: Publifolha.

Paro, B. (2012). A escala Likert – coisas que todo pesquisador deveria saber. Recuperado em 6 junho, 2016 de http://www.netquest.com/blog/br/a-escala-likert-coisas-que-todo-pesquisador-deveria-saber/

Peirce, C. (1999). Semiótica. São Paulo: Perspectiva.

Penteado, J. (1987). A técnica da comunicação humana (10a ed.). São Paulo: Pioneira.

Phillips, A. (2012). A creator’s guide to Transmedia Storytelling: how to captivate and engage audiences across multiple platforms. New York: McGraw-Hill.

Porto, C. (2012). Internet e comunicação científica no Brasil: Quais impactos? Quais mudanças? Salvador: EDUFBA.

Rousseau, J. (1998). Ensaio sobre a origem das línguas. São Paulo: Editora da Unicamp.

Santaella, L. (2013). Comunicação ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus.

Santana, M. (2002). Conversa desautorizada: a importância da nova retórica pra o administrador contemporâneo. Monografia, Faculdade de Tecnologias e Ciências - FTC, Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Scolari, C. (2013). Narrativas Transmedia: Cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto S.A.

Silva, S., Jr., & Costa, F. (2014). Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, São Paulo, 15, p. 1-16.

Silverstone, R. (2002). Por que estudar a mídia? São Paulo: Edições Loyola.

Toffler, A. (1980). The third wave. New York: Bantam.

Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, 31 (3), 443-466.

Versuti, A., Gosciola, V., & Lima, D. (2014). Propostas de recursos educacionais abertos em narrativas transmídia. In C. Porto & A. Versuti (Orgs.). Multiplicidades e redimensionamentos na educação contemporânea. Salvador: EDUFBA

Downloads

Publicado

23/09/2018

Como Citar

Lima, D. de J., Versuti, A. C., & Benia, R. T. (2018). GÊNEROS TEXTUAIS E TRANSMIDIAÇÃO: APROXIMAÇÕES, POTÊNCIAS E DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO. HOLOS, 3, 252–271. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4723

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.