INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA

Autores

  • Lucas Nonato de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG
  • THAIS CÁSSIA SILVA MORAIS Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Goiás - Campus Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8062

Palavras-chave:

Ensino de Física, Avaliação, Sucesso, Insucesso, Metodologias de ensino

Resumo

O ensino de FiÅLsica tem mostrado muitas dificuldades nas

escolas, tanto em relacao ao desempenho dos alunos

em aprender conteuÅLdos e quanto a metodologia de

ensino dos professores, que talvez nao seja suficiente

para o aprendizado dos alunos. Assim, esta pesquisa

teve como objetivo investigar o desempenho dos

estudantes na aprendizagem na disciplina de FiÅLsica no

ensino meÅLdio teÅLcnico do Instituto Federal de Educacao,

Cie^ncia e Tecnologia de GoiaÅLs – Campus Goia^nia no

uÅLltimo ano, 2017. A metodologia teve uma abordagem

quaÅLli-quantitativa, sendo realizada em duas etapas: i)

analisou-se as notas obtidas pelos estudantes

considerando a relacao de aprovacao, reprovacao e

reprovacao por falta, classificando-as em iÅLndices de

sucesso e insucesso, ii) foi aplicado um questionaÅLrio

estruturado para os estudantes, professores e gestores,

sendo estes adequados para cada segmento da

instituicao. Dessa maneira, os resultados obtidos,

indicam: i) propor melhorias na instituicao, como novos

recursos para incentivar os estudantes a obter mais

interesse nos estudos da disciplina de FiÅLsica, ii) novas

metodologias de ensino de FiÅLsica para aumentar o iÅLndice

de sucesso, iii) melhorar as atividades extraclasse

oferecidas pela instituicao como, monitorias, iniciacao

cientiÅLfica entre outros, iv) melhorar a metodologia do

professor aplicando atividades praÅLticas, v) aprimorar a

relacao gestores e alunos para novas oportunidades de

ensino. Portanto, conclui-se que esta pesquisa seraÅL uÅLtil

para a comunidade cientiÅLfica e da instituicao no tocante

a se obter informacoes sobre o sucesso e insucesso na

disciplina de FiÅLsica.

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Biografia do Autor

Lucas Nonato de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG

Docente permanente do Mestrado em Processos de Tecnologias Sustentaveis

THAIS CÁSSIA SILVA MORAIS, Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Goiás - Campus Goiânia

Graduação em Física pelo IFG.

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Publicado

24/12/2019

Como Citar

de Oliveira, L. N., & MORAIS, T. C. S. (2019). INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA. HOLOS, 4, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8062

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