INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.8062Palavras-chave:
Ensino de Física, Avaliação, Sucesso, Insucesso, Metodologias de ensinoResumo
O ensino de FiÅLsica tem mostrado muitas dificuldades nas
escolas, tanto em relacao ao desempenho dos alunos
em aprender conteuÅLdos e quanto a metodologia de
ensino dos professores, que talvez nao seja suficiente
para o aprendizado dos alunos. Assim, esta pesquisa
teve como objetivo investigar o desempenho dos
estudantes na aprendizagem na disciplina de FiÅLsica no
ensino meÅLdio teÅLcnico do Instituto Federal de Educacao,
Cie^ncia e Tecnologia de GoiaÅLs – Campus Goia^nia no
uÅLltimo ano, 2017. A metodologia teve uma abordagem
quaÅLli-quantitativa, sendo realizada em duas etapas: i)
analisou-se as notas obtidas pelos estudantes
considerando a relacao de aprovacao, reprovacao e
reprovacao por falta, classificando-as em iÅLndices de
sucesso e insucesso, ii) foi aplicado um questionaÅLrio
estruturado para os estudantes, professores e gestores,
sendo estes adequados para cada segmento da
instituicao. Dessa maneira, os resultados obtidos,
indicam: i) propor melhorias na instituicao, como novos
recursos para incentivar os estudantes a obter mais
interesse nos estudos da disciplina de FiÅLsica, ii) novas
metodologias de ensino de FiÅLsica para aumentar o iÅLndice
de sucesso, iii) melhorar as atividades extraclasse
oferecidas pela instituicao como, monitorias, iniciacao
cientiÅLfica entre outros, iv) melhorar a metodologia do
professor aplicando atividades praÅLticas, v) aprimorar a
relacao gestores e alunos para novas oportunidades de
ensino. Portanto, conclui-se que esta pesquisa seraÅL uÅLtil
para a comunidade cientiÅLfica e da instituicao no tocante
a se obter informacoes sobre o sucesso e insucesso na
disciplina de FiÅLsica.
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