O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2559

Palavras-chave:

Estética, Dança, Corpo e Cultura, cultura

Resumo

O estudo tem a intenção de elaborar uma atmosfera estética do corpo e da cultura para a Educação Física tendo como principais componentes de reflexão as narrativas musicais do grupo Araruna e suas simbologias. Situamos esse grupo de danças tradicionais no mundo vivido fenomenológico de Merleau-Ponty, com o objetivo de compreendê-lo através da interpretação e imputação de sentidos contidos no universo estético das canções denominadas Araruna, Camaleão, Besouro, Mulher Rendeira e Mazurca. Essa musicalidade se configura como emblemático exemplar da tradição, pois mistura significações das culturas europeia e potiguar, fazendo com que o corpo habite, em sua memória, as simbologias da sexualidade, da natureza, do masculino e feminino, do sagrado e profano, do popular e erudito. Perspectivamos mobilizar outras reflexões que considerem a voz dos brincantes, o espaço, o tempo, a gestualidade da dança, o figurino, a maquiagem, entre outros componentes cênicos do Araruna, estando em sintonia com uma visão mais contemporânea da tradição. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Emanuelle Justino dos Santos, UFRN

Mestra em Educação Física - UFRN. Membro do Estesia: Grupo de pesquisa Corpo, Fenomenologia e Movimento - UFRN. Professora de Educação Física do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio de Sá. 

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, UFRN

Doutora em Educação - UFRN. Professora do Curso de Educação Física do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - UFRN. Diretora artística do Grupo Parafolcórico da UFRN. 

Referências

ALVES, T. A. Módulo didático 1: Dança e pluralidade cultural. Natal/RN: UFRN, 2011.

CHAUÍ, M. Conformismo e resistência. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHEVALIER, J.; CHEERBRANT, A. Dicionário dos símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução V. C. Silva. 20 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.

COSTA, G.; CAVALCANTE, J. P. M. Araruna: sociedade de danças antigas e semi-desaparecidas – orgulho e patrimônio cultural do RN. Natal/RN: SESC, 2008.

ELIADE, M. Imagens e símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico-religioso. Tradução S. C. Tamerl. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

MARTINS, J. S. Araruna: das naturezas histórica, material e simbólica à espacialidade da cultura. Revista GEOTemas, n.3, v.1, p. 211-225. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/geotemas/article/view/602/370. Acessado em: 20 ago. 2013.

MEDEIROS, R. M. N. Uma educação tecida no corpo. São Paulo: Annablume, 2010.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução C. A. R. Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MONTEIRO, N. A. Um olhar sobre o Araruna: perspectivas para a dança na Educação Física. Natal/RN, 2007. Monografia de graduação – Departamento de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, 2007.

NÓBREGA, T. P. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: livraria da física, 2010.

NÓBREGA, T. P. A dança como poética do corpo e da vida. Natal/RN, 2008a. Disponível em: http://petrucia-blogcorpo.blogspot.com.br/?view=flipcard. Acesso em 02 mai. 2014.

NÓBREGA, T. P. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte e a inexatidão da verdade. In: Cronos - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, v.9, n.2, p.393-403, jul./dez., 2008b.

PAVIS, P. A análise dos espetáculos: teatro, mímica, dança, dança-teatro, cinema. Tradução S. S. Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PORPINO, K. O. Dança é educação: interfaces entre corporeidade e estética. Natal/RN: EDUFRN, 2006.

SARLO, B. Culturas populares, velhas e novas. In: B. SARLO (Org.). Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo cultura na Argentina. Tradução S. Alcides. 3 ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

VIEIRA, M. S. Pastoril: uma educação celebrada no corpo e no riso. Jundiaí: Paco editorial: 2012.

Downloads

Publicado

23/06/2016

Como Citar

Santos, E. J. dos, & Medeiros, R. M. N. de. (2016). O DANÇAR DO ARARUNA: COMPONDO UMA ESTÉTICA DO CORPO NA CULTURA POTIGUAR. HOLOS, 3, 338–351. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2559

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.