CORPO, DANÇA E CINEMA: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO LOCUS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2016.3881Palavras-chave:
Corpo, Dança, Cinema, Formação de professores, Extensão universitáriaResumo
Trata-se de um relato de experiência sobre a formação de professores a partir da proposta de sistematização da extensão universitária desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão Corpo, Educação e Linguagens. Objetiva-se apontar indicadores para o trato das linguagens na formação inicial e continuada, especialmente de professores de Educação Física, a partir das relações entre dança e cinema, tendo o corpo como eixo central de articulação.
Downloads
Referências
COSTA. E. M. de B. O corpo e seus textos: o estético, o político e o pedagógico na dança. Campinas, 2004. Tese de doutorado - Faculdade de Educação Física-Universidade Estadual de Campinas, 2004.
KATZ, H. O corpo e o meme Laban: uma trajetória evolutiva. In. MOMMENSOHN, M.; PETRELLA, P. (Org.) Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.
MERLEAU-PONTY, M. Os pensadores: textos escolhidos. Trad. Marilena de Souza Chauí [et al.]. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
_______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
NÓBREGA, T. P. da. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar… Natal: IFRN, 2015.
SANTAELLA, L. Corpo e comunicação: sintonia da cultura. São Paulo: Paulus, 2004.