INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA

Autores

  • Lucas Nonato de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG
  • THAIS CÁSSIA SILVA MORAIS Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Goiás - Campus Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8062

Palavras-chave:

Ensino de Física, Avaliação, Sucesso, Insucesso, Metodologias de ensino

Resumo

O ensino de FiÅLsica tem mostrado muitas dificuldades nas

escolas, tanto em relacao ao desempenho dos alunos

em aprender conteuÅLdos e quanto a metodologia de

ensino dos professores, que talvez nao seja suficiente

para o aprendizado dos alunos. Assim, esta pesquisa

teve como objetivo investigar o desempenho dos

estudantes na aprendizagem na disciplina de FiÅLsica no

ensino meÅLdio teÅLcnico do Instituto Federal de Educacao,

Cie^ncia e Tecnologia de GoiaÅLs – Campus Goia^nia no

uÅLltimo ano, 2017. A metodologia teve uma abordagem

quaÅLli-quantitativa, sendo realizada em duas etapas: i)

analisou-se as notas obtidas pelos estudantes

considerando a relacao de aprovacao, reprovacao e

reprovacao por falta, classificando-as em iÅLndices de

sucesso e insucesso, ii) foi aplicado um questionaÅLrio

estruturado para os estudantes, professores e gestores,

sendo estes adequados para cada segmento da

instituicao. Dessa maneira, os resultados obtidos,

indicam: i) propor melhorias na instituicao, como novos

recursos para incentivar os estudantes a obter mais

interesse nos estudos da disciplina de FiÅLsica, ii) novas

metodologias de ensino de FiÅLsica para aumentar o iÅLndice

de sucesso, iii) melhorar as atividades extraclasse

oferecidas pela instituicao como, monitorias, iniciacao

cientiÅLfica entre outros, iv) melhorar a metodologia do

professor aplicando atividades praÅLticas, v) aprimorar a

relacao gestores e alunos para novas oportunidades de

ensino. Portanto, conclui-se que esta pesquisa seraÅL uÅLtil

para a comunidade cientiÅLfica e da instituicao no tocante

a se obter informacoes sobre o sucesso e insucesso na

disciplina de FiÅLsica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Nonato de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -IFG

Docente permanente do Mestrado em Processos de Tecnologias Sustentaveis

THAIS CÁSSIA SILVA MORAIS, Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Goiás - Campus Goiânia

Graduação em Física pelo IFG.

Referências

Araújo, M. S. T.; Abib, M. L. V.S. (2003). Atividades experimentais no ensino de física: diferentes

enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física,25, 176-194.

Barroso, M. F. et al. (2003). A evasão universitária em cursos de física: desempenho dos

estudantes e redução da evasão. Atas do XV Simpósio Nacional de Ensino de Física,507-

HOLOS, Ano XX, Vol. xx 13

MORAIS & OLIVEIRA (2019)

Brasil. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec)

(2002). PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares Aos

ParâmetrosCurriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e Suas

Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 59-86.

Borges, O. (2006). Formação inicial de professores de físicas: formar mais! Formar melhor!

Revista Brasileira de Ensino de Física, 28.

Cachapuz, A. et al. (Orgs), (2005). A necessária renovação do ensino de ciências. 2. ed. São

Paulo: Cortez.

Conceição, R. et al. (2016). Ensino-aprendizagem de física no ensino médio em duas escolas da

região Norte do Piauí. Revista Somma, 2, 11-222.

Ferreira, M.F et al,(2013). Investigação sobre fatores de sucesso e insucesso na disciplina de

física no ensino médio técnico integrado na percepção de alunos e professores do

Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas. Hollos, 29,347-364.

Gomes, C. M. A.; BORGES, O. (2000).O Enem é uma avaliação construtivista? Um estudo de

validade de construto.Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, 42, 73 -88.

Gleiser, Marcelo. (2000). Por que ensinar física? In: Revista Física na Escola. Suplemento da

Revista Brasileira do Ensino de Física: São Paulo,1, 4-5.

Gomes, C. A. (1999). Sucesso e fracasso no ensino médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas

em Educação, Rio de Janeiro, 7 ,259-280.

Gianezini, Q. (2011).A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

(IFETS) no Rio Grande do Sul e o ensino jurídico. Atas do XXV Simpósio Brasileiro de

Política e Administração da Educação.

Krapp, A.; Prenzel, M. (2009). Research on interest in science: theories, methods, and findings.

International Journal of Science Education, 33, 27-50.

Lei de diretrizes e bases da educação nacional, Ministério da educação, Brasília.1996.

Marchesi, Álvaro; Pérez, Eva María. (2004). A Compreensão do Fracasso Escolar. Fracasso

Escolar: uma perspectiva multicultural. Porto Alegre: Artmed, 17-33.

Melchior, M. C. (2011). O sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Editora

Premier, Porto Alegre.

Marconi, M. A., Lakatos, E. M. (2010). Fundamentos de Metodologia Científica. 7.ed. São

Paulo: Atlas.

Pereira, R. F.; Fusinato, P. A.; NEVES, M. C. D. (2009). Desenvolvendo um jogo de tabuleiro

para o ensino de física. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 12-

Pietrocola, Mauricio;(2002). A matemática como estruturante do conhecimento física. In:

Caderno brasileiro de ensino de física,19,93-114.

Plano de Desenvolvimento Institucional - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia,

, 2013.

Sampaio, Maria das Mercês Ferreira.(2004). Um gosto amargo de Escola: relações entre

currículo, ensino e fracasso escolar. São Paulo: Iglu.

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

de Oliveira, L. N., & MORAIS, T. C. S. (2019). INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS GOIÂNIA. HOLOS, 4, 1–16. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8062

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.