USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.6300

Palavras-chave:

Metodologia ativa, quiz, avaliação, educação

Resumo

A gamificação é uma estratégia de usar elementos dos jogos fora do ambiente dos jogos e pode ser aplicada para auxiliar o professor na tarefa não mais de fornecer informações mas sim de ensinar a selecionar as informações úteis e de aplicar esse conhecimento para resolver problemas da profissão. Nesse contexto, foi aplicado um quiz usando a plataforma kahoot como estratégia de avaliação e ensino-aprendizagem na disciplina Microbiologia Industrial. Os alunos realizaram a atividade avaliativa e em seguida responderam a um questionário através de um formulário do GoogleDocs. Os alunos citaram a competição como estímulo para o aprendizado e perceberam que o kahoot pode ser usado como substituto da avaliação tradicional uma vez que consegue alcançar diferentes níveis de complexidade que desafiam os alunos e tornam o aprendizado mais eficiente e duradouro. A técnica, entretanto, apresenta algumas limitações. A percepção e interesse dos alunos foi positiva diante da experiência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Denise Sande, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG / Centro Universitário de Belo Horizonte -UNIBH

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2007), Mestrado em Biologia e Biotecnologia de micro-organismos pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2010) e Doutorado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente está em residência pós-doutoral no Departamento de Química do Intituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora assistente III do Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS), em Belo Horizonte. É professora substituta do Departamento de Alimentos da Faculdade de Farmácia da UFMG. Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Microbiologia; Microbiologia de alimentos; Microbiologia Industrial; Bromatologia; Controle de qualidade de alimentos.

Danilo Sande, Universidade Salvador

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2009) e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2012). Atualmente é professor assistente da Universidade Salvador e doutorando da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: educação não formal, divulgação cientifica, ciência móvel, confinamento e relação de incerteza.

Referências

Bottentuit Júnior, J. B. (2012) Do computador ao tablet: vantagens pedagógicas na utilização de dispositivos móveis na educação. Revista educaonline, 6(1), 125-149.

Cavalcanti, E. L. D, & Soares, M. H. F. B. (2009) O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 8(1), 255-282.

Coil, D. A., Ettinger, C. L., & Eisen, J. A. (2017) Gut Check: The evolution of an educational board game. PLOS Biology, 15(4), e2001984.

Costa, C. H. C., Dantas Filho, F. F., & Moita, F. M. G. S. C. (2009) Marvinsketch e kahoot como ferramentas no ensino de isomeria. HOLOS, 1, 31-43.

Dellos, R. (2015) Kahoot! A digital game resource for learning. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 12(4), 49-52.

Martinez, E. R. M, Fujihara, R. T., & Martins, C. (2008) Show da genética: um jogo interativo para o ensino de genética. Genética na escola, 3(2), 24-27.

Mitre, S. M., Siqueira-Batista, R., Girardi-de-Mendonça, J. M., Morais-Pinto, N. M., Meirelles, C. A. B., Pinto-Porto, C., Moreira, T., & Hoffmann, L. M. A. (2008) Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2), 2133-2144.

Tardif, M. (2011). Saberes docentes e formação profissional (12. ed.). Petrópolis, RJ: Vozes.

Van Nuland, S. E., Roach, V. A., Wilson, T. D., & Belliveau, D. J. (2015) Head to head: the role of academic competition in undergraduate. Anatomical Sciences Education, 8, 404-412.

Downloads

Publicado

09/02/2018

Como Citar

Sande, D., & Sande, D. (2018). USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL. HOLOS, 1, 170–179. https://doi.org/10.15628/holos.2018.6300

Edição

Seção

ARTIGOS