INVESTIGAÇÃO SOBRE FATORES DE SUCESSO E INSUCESSO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS INHUMAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2013.1377Resumo
Trabalhos científicos que tratam do desempenho de estudantes vêm sendo recentemente abordadas, principalmente no tocante às melhorias dos processos de ensino e aprendizagem, condições de estudo e da instituição de ensino. Este trabalho teve como objetivo analisar a necessidade atual da Rede Federal de Ensino Técnico no tema da erradicação da evasão e reprovação no ensino tecnológico. Desta maneira, foram aplicados questionários sobre as condições sócio-econômicas e pedagógicas dos estudantes do nível técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Inhumas, associados a dados fornecidos pelos registros escolares relacionados à aprovação, reprovação ou reprovação por faltas dos estudantes. Após analise das respostas provenientes dos questionários e das notas obtidas durante os anos de 2007 até 2010, ficou evidente a necessidade de aprimoramentos do ensino técnico federal, como a criação de novos institutos, novos cursos nas instituições existentes, bem como a instalação de novos laboratórios, equipamentos, infraestrutura, além de aperfeiçoamentos nos procedimentos pedagógicos, contratação de professores e uso de ferramentas complementares de acompanhamento do desempenho dos estudantes nas disciplinas cursadas.Downloads
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